Ir para o conteúdo

assista aos vídeos da jam no mam

Assista aqui aos vídeos mais recentes da Jam. Não deixe de conferir outros vídeos em nosso canal do YouTube, clicando no botão abaixo.

 

Campanha pode trazer nossas jam sessions de volta! Saiba como participar!

Sem realizar seus encontros musicais de sábado desde a primeira quinzena de maio, quando finalizou seu último patrocínio, a JAM no MAM lançou essa semana a campanha FÃ da JAM, que tem o objetivo principal de viabilizar as jam sessions baianas através de diversas iniciativas, entre elas um sistema de financiamento coletivo recorrente da plataforma Benfeitoria. Essa é a primeira vez que a equipe da JAM no MAM opta por investir numa campanha pública como forma de financiar suas jam sessions e, assim, não depender exclusivamente dos departamentos de marketing de grandes empresas ou de editais públicos, nesse momento cada vez mais raros.



A JAM no MAM completou 18 anos em 2017 e foi fundamental para a formação de várias gerações de músicos baianos no estilo da improvisação jazzística e para a criação de uma cena de música instrumental baiana. Mas, apesar da sua importância para a cultura e o turismo em Salvador, o projeto tem ficado parado por alguns meses ao ano, por falta de patrocínio. A partir de sugestões do próprio público, a campanha FÃ da JAM é a possibilidade que o projeto tem nesse momento de viabilizar jam sessions pelo menos uma vez por mês, começando pelo aniversário de 19 anos da JAM no MAM, em 25 de agosto. As outras datas programadas para a realização das jam sessions na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia são 29/09, 27/10, 24/11 e 29/12.

O principal foco de participação do público na campanha FÃ da JAM está no sistema de financiamento coletivo recorrente da plataforma Benfeitoria, que criou uma página exclusivamente para a JAM no MAM. Ele acontece a partir de colaborações mensais feitas por pessoas e pequenas empresas que podem participar com valores entre R$ 10,00 e R$ 1.000,00 para garantir a realização de uma (ou mais) jam session mensal em Salvador. Mas aqueles que não quiserem participar dessa forma poderão ainda comprar produtos JAM no MAM nas lojas Mito (que direcionará 20% das vendas desses produtos para a JAM no MAM), pagar o valor real (R$ 24,00) do ingresso da JAM no MAM cada vez que for comprar seu ingresso quando a JAM for realizada, fazer doações diretamente na conta da Huol Criações, produtora da JAM no MAM, ou ainda realizar doação através da Lei Rouanet. Saiba mais sobre cada modalidade de participação entrando aqui.



Desde o seu início a JAM no MAM enfrenta um grande desafio: o de captar patrocínio para um projeto contínuo, semanal e ininterrupto. A equipe de artistas, técnicos e produtores da JAM no MAM quer que o projeto volte a ter duração de 12 meses, sem pausas. Os editais públicos de grandes empresas normalmente preveem temporadas que no máximo duram alguns meses, nunca chegando a um ano; preveem também a manutenção de grupos e de instituições privadas de interesse público. A JAM no MAM não se encaixa em nenhum desses formatos. Seja qual for a maneira de patrocinar a JAM, o importante é saber que a qualidade do projeto não vai mudar e que neste momento a JAM no MAM só vai acontecer se todos os custos envolvidos na realização das jam sessions forem viabilizados a partir da participação direta do fã da JAM.

No site da JAM no MAM é possível acessar todas as informações sobre a campanha FÃ da MAM, entendendo como ele funciona, conhecendo todas as modalidades de participação e ficando por dentro dos custos relativos à realização das jam sessions baianas. É lá também que será publicada a planilha pública de gastos quando cada JAM for realizada, com transparência total. A meta 1 na campanha FÃ da JAM é alcançar R$ 12.000,00 para a realização de uma JAM no MAM no último sábado de cada mês, até o final de 2018. Esse valor, adicionado aos ganhos na bilheteria, dará à HUOL Criações, produtora da JAM no MAM, o valor mínimo necessário para o bom funcionamento dos encontros musicais mensais.

A JAM no MAM é um projeto musical que adquiriu um contorno ímpar, por conta da fidelidade do seu público e dos artistas que viraram fãs. A campanha FÃ da JAM e, principalmente, o financiamento recorrente da plataforma Benfeitoria, são possibilidades de desenvolver novos caminhos capazes de viabilizar parcerias que permitam soluções para manter o projeto vivo. Ela será desenvolvida, portanto, enquanto estiver sendo uma ferramenta que faça sentido para a realização do projeto, mas com o desejo que aponte a todos os envolvidos na realização da JAM no MAM caminhos possíveis de seguir numa construção cultural autônoma, democrática e ininterrupta.