Ir para o conteúdo
Marcas de patrocínio e incentivo

O que rolou de bom na JAM de 08/04

Antes da música rolar nesse sábado, tivemos um bate-papo super esclarecedor sobre "o papel do canto no jazz". Quem estava presente no pôr do sol, pôde curtir o debate que contou com a presença de Ana Paula Albuquerque, Artur Carneiro e Ivan Huol, coordenado por Ivan Bastos.

A turma conversou sobre a responsabilidade do cantor diante dos instrumentistas e muito foi dito sobre a ideia de que a voz deve ser utilizada, numa jam session, como mais um instrumento, e que, por isso, é importante um conhecimento musical para entender a dinâmica do jogo. A ideia geral que ficou da ótima conversa é que o importante é ter consciência de que as músicas executadas com a voz serão o prenúncio dos improvisos instrumentais que virão a seguir; assim, uma simples canção deve dar lugar a vários solos, cabendo ao cantor aguardar a sua vez de retomar a melodia.

O público se mostrou bastante interessado e às 18h conferiu os primeiros acordes da Banda Geleia Solar, que entrou em cena tocando "Equinox" (John Coltrane), com Diego Rosa e Matias Traut no trombone, Fernando Isaia no trompete, Ivan Bastos no baixo, Paulo Mutti na guitarra, Bruno Aranha no teclado, Ivan Huol na bateria e Batata na percussão.



No repertório da noite também entrou uma composição do acreano João Donato, muito famosa na voz de Emilio Santiago, "Bananeira", e uma  da nossa "prata da casa", "Saudade da Bahia", de Caymmi. Dois super bateristas fizeram participações na noite: O alemão Tobias Möller,  em "Afroblue" (Mongo Santamaria), e Daniel Ragoni, em "Viola Violar" (Milton Nascimento). Destaque para a canja do jovem guitarrista Jordi Amorim e para o clima delicioso da noite, que seguiu suave e cheia de sorrisos!

Sábado que vem tem mais. Saca só:

Programação ABRIL e MAIO da JAM no MAM:

Dia 15/04 - Vai ter JAM!
Dia 22/04 - Vai ter JAM!
Dia 29/04 - Vai ter JAM!
Dia 06/05 - Vai ter JAM!
Dia 13/05 - Vai ter JAM!
Dia 20/05 - Vai ter JAM!
Dia 27/05 - Vai ter JAM!

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário:
Das 18h às 21h.
Ingresso:
R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Vendas na bilheteria do local, aos sábados, a partir das 17h.
Realização:
Huol Criações - Tel.: 71. 3241-2983

Facebook / Twitter / Instagram / Youtube

Batata na percussão da JAM de 08/04. Foto Lígia Rizério.