Ir para o conteúdo

O que rolou de bom na JAM de 22/12

Verão baiano sem JAM no MAM? Não! A estação mais querida de baianos e turistas começou na última semana e, com ela, engatamos uma jam session com tudo aquilo que a gente gosta no projeto: público enorme, pôr do sol lindo, música de primeira e encontros deliciosos!

OBA DX tocou na JAM no MAM no dia 22/12. Foto Lígia Rizério.

Ainda com a luz do dia, que se prolongou para além do início da JAM, recebemos a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBA DX) para a abertura da noite, às 18h. E ninguém estava preparado para o que viveu... A marcante performance da OBA DX trouxe uma sonoridade diferente para o instrumento, com coreografias delicadas e um repertório que incluiu composições do próprio Dainho Xequerê, canções populares e músicas do saudoso percussionista Ramiro Musotto, como “Honda”,  “Maraketu” e “Venezuela”. Uma apresentação surpreendente até mesmo para quem está acostumado com as novidades sonoras made in Bahia.

JAM no MAM de 22/12. Foto Lígia Rizério

A Geleia Solar entrou em cena e continuou o som tocando “Fly over the horizon” (Azymuth) e “Patinete Rami Rami” (Letieres Leite), com as super presenças de Fernando Miranda, André Becker, Felipe Guedes, Lorena Martins, Bruno Aranha, Ivan Bastos, Gabi Guedes, Leonardo Reis, Ivan Huol e Wilton Batata. Timaço que ganhou participação no próprio Dainho Xequerê, num solo com seu berimbau. André Becker puxou a inédita “Chromazone” (Mike Stern) acompanhado por Daniel Ragoni na bateria e Artur Carneiro no baixo. Já em “Little Sunflower” (Freddie Hubbard), foi a vez de Jordi Amorim tocar guitarra e Luan Costa assumir a percussão.

O repertório ainda teve espaço pra “Cantaloupe island” (Herbie Hancock), com Pedro Buratti (bateria) e Gabriel (guitarra), e “Chameleon” (Herbie Hancock), com André Luba (baixo), Raul Gonzales (sax) e Tião (percussão). A noite linda deu espaço ainda para “Ligeirinho”, composição de Ivan Bastos inspirada em Arthur Maia e tocada como uma homenagem a esse grande músico! Perdeu tudo isso? Então é bom anotar as datas das próximas JAMs, no dia 29 de dezembro e nos dias 05 e 12 de janeiro de 2019.

Público na JAM no MAM de 22/12. Foto Lígia Rizério

Essa edição da JAM no MAM teve patrocínio da Bahiagás – vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) – e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. Fotos Lígia Rizério.