Ir para o conteúdo

O melhor da JAM no MAM Edição 99 Pop (29/12)

Uma noite quente de verão, com recorde de público e uma enorme rotatividade de músicos no palco, incluindo muitas mulheres, fizeram do último sábado de 2018 um programa inesquecível!

Antenor Cardoso e Heverton Didoné na JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Lígia Rizério.

Os trabalhos musicais foram iniciados pelas talentosas mãos do baterista e vibrafonista Antenor Cardoso, acompanhado pelo percussionista Heverton Didoné. Eles apresentaram parte do show “Caminhos Abertos” onde mesclam o vibrafone elétrico, percussão acústica e sonoridades digitais para interpretar melodias de matrizes nacionais, urbanas e africanas. O timbre ora suave, ora possante, do vibrafone captou os sentidos do público que já enchia o pátio do Solar do Unhão nos primeiros acordes da noite, estabelecendo um clima de atenção que se manteve ao longo das performances musicais.

A pianista Aline Falcão na JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Lígia Rizério.

A Geleia Solar, que nessa noite contou com as presenças do guitarrista Paulo Mutti e da pianista Aline Falcão, se juntou à dupla (Antenor e Heverton) e interpretaram a muitas mãos (e à pedido do público) “Canto de Xangô”, de Baden Powell. Em seguida rolou um “Improviso em ré menor”, com Alexandre Montenegro no baixo, Paulo Giron no caxixi e Rodrigo no balafon.

Fábio Sacramento na JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Lígia Rizério.

Bem, esse era só o começo de uma noite musical repleta de canjas especialíssimas! Fábio Sacramento soltou a voz em “Stardust” (Hoagy Carmichael) e “What’s going on” (Marvin Gaye), com Artur Carneiro no baixo e Jarbes no piano elétrico. Em “Song for my father” (Horace Silver), teve Jordi Amorim na guitarra, Normando no trompete e André Tang no bongô.

Mulheres marcaram presença no palco da JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Lígia Rizério.

Em "Chameleon" (Herbie Hancock/Bennie Maupin/Paul Jackson/Harvey Mason), eram mais de 20 instrumentistas tocando no palco! Dentre eles, cinco incríveis mulheres: a baixista Zinha Franco, a pianista Aline Falcão, as percussionistas Illa Benício e Aline Sena, e a cantora Lenna Bahule, de Moçambique, que fez um lindo improviso vocal e arrancou aplausos entusiasmados público.

Chico César e Geleia Solar na JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Lígia Rizério.

E quem achou que já tinha terminado, se surpreendeu com a chegada do cantor Chico César no palco! O músico que há 23 anos fazia seu primeiro show em Salvador, ali mesmo no Solar do Unhão, interpretou “Beradero” (a cappella) e “Onde estará o meu amor” (acompanhado pela Geleia Solar). Um verdadeiro presente de fim de ano. Perdeu tudo isso? Fica esperta(o) porque nos dias 05 e 12 de janeiro tem mais JAM no MAM em Salvador!

A 99 Pop patrocinou a JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Ligia Rizerio.

Lenna Bahule na JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Ligia Rizerio.

JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Ligia Rizerio.

JAM no MAM de 29/12/2018. Foto Ligia Rizerio.

Essa foi a quinta vez que a JAM no MAM Edição 99Pop aconteceu dentro da campanha FÃ da JAM, criada para tornar possível o financiamento dos encontros musicais baianos com a participação direta do público. A campanha permite o financiamento direto de empresas dispostas a realizar ações e ativações de marca dentro do projeto, através do patrocínio de uma ou mais jam sessions. Para o público, a FÃ da JAM tem sido a possibilidade de contar com o projeto na agenda cultural da cidade com periodicidade mensal.