Ir para o conteúdo

Quer saber como é o som do grupo?

Panteras Negras é a primeira banda instrumental do mundo formada só por mulheres negras. Ela nasceu em Salvador e toca pela primeira vez na JAM no MAM nesse sábado, dia 16 de março, dividindo com o público um pouco das suas influências e criações.

Mas como é o som do grupo?

Sabemos que a trajetória de vida das mulheres negras não é homogênea, logo, cada uma dentro de sua história, traz suas referências musicais diversas. Em cena, Suyá Nascimento (guitarra), Makena (baixo), Line Santana (bateria) e Dedê Fatuma (percussão) compartilham estruturas rítmicas e harmônicas que dialogam com a música afro, afoxés, samba reggae e composições afro cubanas.

Das entranhas da guitarra derretida de Suyá Nascimento emerge a influência do rock psicodélico e experimental, assim como um mundo avant garde eletrônico de artistas como Yo la Tengo, Yuck, Prodigy, Joe Satriani e Brian Eno. Deise Fatuma é forjada pelos tambores dos blocos afros de Salvador, influência de uma infância e adolescência regada aos encontros casuais do bloco Ilê Ayê, viajando pela fortaleza do Olodum aos ritmos ancestrais do Muzenza, passa também pelas origens afro cubanas do Buena Vista Social Club e de Célia Cruz.

Já Line Santana transmite na bateria contratempos sobrepostos à rítmica percussiva baiana. Com influências de fortalezas femininas como Elsa Soares, Nina Simone e Mayra Andrade, apoiado pelo reggae de Bob Marley e as baianidades dos blocos afros, tem como referência também Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de trazer para o seu som uma pitada de psicodelia do Daft Punk. A multi-instrumentista Makena tem influência da MPB e do rock, elegendo como exemplos de inspiração artistas como a baiana Luedji Luna, Djavan e Joe Satriani.

Visto que as quatro integrantes têm influências variadas, o estilo musical da banda Panteras Negras abrange todas essas musicalidades. Ou seja, nossa JAM desse sábado será uma oportunidade única para conhecer de perto o grupo e vê-lo interagindo com os artistas na nossa querida Geleia Solar!

Panteras Negras na JAM no MAM