Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Conheça a produção audiovisual da JAM no MAM!

A JAM no MAM produziu quatro DVDs nos últimos anos, registrando vários aspectos das sessões musicais que acontecem todos os sábados na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia.

O primeiro, intitulado “JAM no MAM”, foi lançado em abril de 2012 e tem direção do videoartista Flávio Lopes e do cineasta Fábio Rocha. O segundo, “Improvisação”, foi lançado em julho de 2013 e é fruto de um trabalho coletivo, com coordenação geral de Sofia Federico e realização da Huol Criações.

O terceiro, “Na Base do Solo”, foi lançado em setembro de 2014 e tem direção de Sofia Federico e Marcos Povoas (também responsável pela montagem e finalização da obra). A dupla assina ainda a direção do trabalho mais recente, "Assaz Baiano", que chegou ao público em novembro de 2015. Os quatro DVDs tiveram patrocínio da OI e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, com Apoio Cultural do OI Futuro.

DVD JAM no MAM:

O material traz, ao todo, sete tópicos. Ele é aberto com “Varanda”, documentário de 26 minutos com histórias que subjazem na memória coletiva sobre a Gamboa de Baixo, o Solar do Unhão, a escravidão e a percussão, ressignificando a melodia do lugar. Em seguida são apresentadas três faixas gravadas durante as sessões da JAM: Donatiando, de Ivan Huol, Erê Alabê, de Ivan Bastos, e Jamnomam, de Paulinho Andrade. Essas canções voltam na sessão intitulada Partituras, dirigidas a músicos interessados em aprender a tocar as três composições.

O DVD tem também uma sessão dedicada a solos, com performances de músicos que já passaram pelo evento. Traz ainda entrevistas exclusivas com o jornalista Marcos Pierry, o gestor cultural Daniel Rangel, os músicos Ivan Bastos, Ivan Huol, Joatan Nascimento, Letieres Leite, Mou Brasil e Paulinho Andrade e com o agitador cultural Lázaro, um extenso arquivo de fotos assinadas por Márcio Lima e um Vídeo Memória, com cenas registradas na JAM bem no seu início, ainda na década de 1990.

DVD IMPROVISAÇÃO:

Músicos que viveram a efervescência da música instrumental de Salvador dos anos 1970/80, como Sérgio Souto, Paulinho Andrade, Luciano Chaves e Ivan Bastos, falam sobre a importância da JAM no MAM como espaço dedicado a artistas que gostam de improvisar. “Em geral, o improviso costuma ficar relegado aos bastidores ou ao processo de construção de uma obra”, afirma Sofia Federico, lembrando que, na JAM no MAM, o improviso é o próprio espetáculo. Além do documentário, o material inclui um CD de áudio com seis músicas: três do DVD novo e três do primeiro DVD – entre elas “Alaúde” e “Cariri-Blues”, de Ivan Bastos, e “Patinete Rami-Rami”, de Letieres Leite.

O material não tem uma direção formal, na forma como usualmente se dá nas produções audiovisuais. A partir de entrevistas coletadas por Ivan Huol, a cineasta Sofia Federico traçou um roteiro que guiou a produção. Pablo Antonio, Patrícia Freitas e a própria Sofia estruturaram a montagem, num trabalho coletivo.


DVD NA BASE DO SOLO:

O DVD “Na Base do Solo” é um documentário de 37 minutos que revela um aspecto peculiar do projeto: o de contribuir na formação de músicos, sobretudo na arte da música instrumental improvisada. Ele vem acompanhado do álbum “JAM no MAM 2013-2014”. O doc revela depoimentos de jovens músicos baianos que, em comum, trazem em suas histórias o fato de terem dado seus primeiros passos no jazz – e na música instrumental improvisada – durante as sessões da JAM no MAM. São histórias que se complementam e aproximam o público das etapas envolvidas nas trajetórias pessoais de formação de um músico improvisador. Ao mesmo tempo, revela como se dá o processo criativo de um solo e do próprio solista, seus conflitos, anseios e resultados.

Já o álbum “JAM no MAM 2013-2014” conta com seis faixas – cinco delas autorais, compostas por músicos que frequentam a JAM: Ivan Bastos, Ivan Huol, Wadson Calasans e Letieres Leite. Todas foram gravadas ao vivo durante as sessões da JAM no MAM, entre 2013 e 2014. O objetivo é difundir as composições desses músicos, que passaram a fazer parte do "Real Book Baiano". A sexta faixa é uma música de domínio público, com arranjo de Ivan Bastos (que também faz parte "Real Book Baiano"). Assim, o material oferece arranjos originais para “Son Montuno Salvador” (Ivan Huol), “Tecendo a Rede” e “Mar do Norte” (ambas de Ivan Bastos), “Tapando a Peneira” (Wadson Calasans), “Gabi Blues” (Letieres Leite) e “Marinheiro Só” (domínio público, adaptada por Ivan Bastos).

DVD ASSAZ BAIANO:

"Assaz Baiano", o DVD mais recente lançado pela Huol Criações com o selo da JAM no MAM vem acompanhado de um CD com composições de Aderbal Duarte, Luciano Chaves, Zeca Freitas, Ivan Bastos, Anunciação e Ivan Huol, todos nomes de destaque na cena da música instrumental brasileira. O compositor baiano (e seu processo criativo) é a grande estrela desse novo trabalho, trabalho tem direção geral de Sofia Federico e Marcos Povoas, com fotografia assinada por Paulo Alcântara. O resultado é um DVD musical num formato documental de 90 minutos, onde os próprios compositores falam de como se deu o processo criativo das canções registradas. Já o CD que acompanha o material traz composições dos artistas entrevistados no DVD: Flutuando (Aderbal Duarte), Abertura em L (Luciano Chaves), Vitor (Zeca Freitas), Assaz Brasil (Ivan Bastos), Prum Cidadão (Anunciação), João Batera (Ivan Huol) e Alma Brasileira (Zeca Freitas).

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL JAM NO MAM:

A produção audiovisual da JAM no MAM vem gerando importantes produtos culturais que registram e valorizam a história da música instrumental baiana. A Huol Criações e a JAM no MAM produziram em 2013 o programa Jazz na Madrugada, que veiculou na TV, na internet e no rádio performances musicais e entrevistas ligadas ao projeto. Em 2015 foi a vez das transmissões online, com oito jam sessions distribuídas ao vivo através dos canais das redes sociais do projeto, tudo graças ao patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro, do Museu de Arte Moderna da Bahia e da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, com uma equipe técnica coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas.

Em 2016 as transmissões online foram retomadas mais uma vez. Foram quatro jam session do mês de setembro, com patrocínio da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma e do Governo do Estado, através do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Em 2017, foram mais quatro transmissões realizadas no mês de janeiro, apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com patrocínio da CCR Metrô Bahia. A direção geral das transmissões foi assinada sempre por Sofia Federico e Marcos Povoas.

Essas ações aconteceram paralelamente à produção contínua dos DVDs e CDs, que continuam sendo comercializados para o público em geral. A rica produção audiovisual do projeto também pode ser conferida nas dezenas de vídeos divulgados gratuitamente na web pela JAM no MAM.

Para adquirir os DVDs, entre em contato com a equipe de produção da JAM no MAM, nas sessões de jam sessions do Museu de Arte Moderna da Bahia (aos sábados, a partir das 18h) – Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, ou através do telefone 71. 3241-2983.

Ir ao início