Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

"Eles deixaram de ser só guardadores de carro"


“Meu filho, tem quarenta anos que eu moro aqui nunca fui lá embaixo no MAM, vou fazer o que lá? Não é pra mim não...”. Assim começou o dia de sábado ao convidar dona Etelvina, moradora da Comunidade do Solar do Unhão, pra ir assistir ao jazz.

Convidados da Comunidade do Unhão com Thais Munis, do MUSAS, durante a JAM no MAM.

Segui tentando preencher a lista de 15 pessoas, com muita dificuldade, pois os moradores não acreditavam que a JAM no MAM os estava convidando. Fiz questão de levar e entregar em mãos as pulseiras de dona Etelvina, namorado e neto, para me certificar que eles iriam. Então a notícia se espalhou, e no final de 15, entraram 24 e paguei a entrada pra alguns.

D. Etelvina e seu namorado durante a JAM.

Fiquei muito feliz com o resultado, pois eles se misturaram entre os espectadores corriqueiros do jazz, ou melhor, eles viraram espectadores do jazz; ficaram de boca aberta comentando sobre o sapateado, tomaram uma cervejinha, e dona Etelvina toda maquiada e vestida pra gala, me confidenciou que era quase um sonho estar ali depois de 40 anos, já na segunda, o fato de eles terem sido convidados pelo jazz.

Lucas e Rafaela na JAM no MAM.

Foi algo novo no bairro e acredito que o jazz ganhou novos admiradores, que por tanto tempo o viam de longe e não entendiam a sua utilidade. Eles deixaram de ser só guardadores de carro, vendedores de lanche ou catadores de lata.

Julio Costa, Idealizador do MUSAS - Museu de Street Art Salvador


Staff do MUSAS e moradores da Comunidade do Unhão.

O grafiteiro Sins e o fotógrafo Tiago Santos.

Banquinha do MUSAS na JAM no MAM.

Luciano e jaine durante a JAM no MAM.

*Este texto foi escrito por Júlio Costa a convite da JAM no MAM, que iniciou uma parceria com a comunidade do Solar do Unhão. A ideia é que seus moradores virem frequentadores das jam sessions no MAM, como convidados especiais da JAM. Todos os sábados, o MUSAS estará presente também com uma barraquinha, onde divulgará suas ações. Leia entrevista com Júlio Costa aqui. Para saber mais sobre o MUSAS, entre no seu blog.


Ir ao início