Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Que venham mais 15 anos!


Hoje é dia 25 de agosto e a JAM no MAM está completando 15 anos! Foram oito anos seguidos (de 1993 a 2001) de jam sessions em frente à capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (encontros que eram chamados de Jazz MAM) e hoje completamos sete anos no pátio Solar do Unhão. , já como JAM no MAM. Nesses últimos sete anos contamos com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, primeiro através do Fundo de Cultura e, nos últimos três anos, através do Fazcultura, tendo como patrocinador a Oi e apoio cultural do Oi Futuro. Estamos celebrando agora o quarto contrato com a Oi.

De 25 de agosto de 2007 até hoje fizemos juntos (todos nós!) 350 sessões se jazz, reunindo um público de 459.202 pessoas (média geral de 1.312 pessoas por sessão)! Por lá passaram e tocaram excelentes músicos brasileiros: Elza Soares, Toninho Horta, Flávio Venturini, César Camargo Mariano, Teco Cardoso, Artuzinho Maia, além de músicos dos Estados Unidos da América (como Joshua Redman, Steve Coleman), do Canadá, Argentina, Colômbia, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Irlanda, Chile, Cuba, Argélia, Japão e Dinamarca. E, claro, a nata da cena instrumental baiana!

O desejo da Huol Criações e da Banda Base da JAM (Ivan Huol, Ivan Bastos, André Becker, André Magalhães, Rowney Scott, Gabi Guedes, Paulo Mutti, Jeã de Assis, Joatan Nascimento e Bruno Aranha) era comemorar em alto estilo, lançando agora o novo DVD “Na Base do Solo”, que chegará acompanhado do álbum “JAM no MAM 2013-2014”. Mas um pequeno atraso na entrega do material pela fábrica que está produzindo o material nos obrigou a adiar por algumas semanas essa festa. Como comemoramos num grande show na inauguração da nova Barra, na última semana, não deu para sofrer tanto...

A previsão é que tudo esteja pronto para o próximo dia 13 de setembro, quando, juntos mais uma vez, vamos festejar fazendo da música o nosso grande presente. Até lá, só nos resta agradecer a todo o público e amantes da liberdade musical que está no DNA da cultura baiana - e que sempre será uma das motivações pra a JAM existir. Que venham mais 15 anos de JAM!

Ir ao início