Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

JAM inicia registro de standards baianos!











Quem for à JAM no MAM a partir de 17/01/2015 vai poder conferir de perto o início das gravações do quarto DVD do projeto, que será lançado ainda esse ano. As gravações não afetam as performances musicais, mas, sim, garantem um charme extra às interpretações da Banda Base, que vai se concentrar execução impecável de algumas canções. O novo trabalho será registrado em três sábados seguidos: dias 17, 24 e 31 de janeiro.

Com direção de Sofia Federico e Marcos Povoas, o novo trabalho terá seu foco nos standards da cena instrumental baiana das últimas três décadas e vai trazer versões especiais para músicas de Zeca Freitas, Aderbal Duarte, Luciano Chaves, Lula Nascimento, Anunciação, Ivan Bastos e Ivan Huol.

Flávio Lopes em ação.

O primeiro DVD da JAM no MAM foi lançado em abril de 2012. Dirigido pelo videoartista Flávio Lopes e o cineasta Fábio Rocha, traz o documentário “Varanda”, ressignificando a melodia e os ritmos do lugar de origem da JAM para falar da sua própria história e do seu começo. Taz também três faixas gravadas durante as sessões da JAM: “Donatiando”, de Ivan Huol, “Erê Alabê”, de Ivan Bastos, e “Jamnomam”, de Paulinho Andrade.

O segundo DVD chama-se “Improvisação” e foi lançado em 2013. Nele, músicos que viveram a efervescência da música instrumental de Salvador dos anos 1970/80, como Sérgio Souto, Paulinho Andrade, Luciano Chaves e Ivan Bastos, falam sobre a importância da JAM no MAM como espaço dedicado a artistas que gostam de improvisar. Além do documentário, o material inclui um CD de áudio com seis músicas, entre elas “Alaúde” e “Cariri-Blues”, de Ivan Bastos, e “Patinete Rami-Rami”, de Letieres Leite. Improvisação não contou com uma direção formal; a partir de entrevistas coletadas por Ivan Huol, a cineasta Sofia Federico traçou um roteiro que guiou a produção. Pablo Antônio, Patrícia Freitas e a própria Sofia estruturaram a montagem, num trabalho coletivo.









Sofia Federico mais uma vez dividirá a direção das gravações.

O terceiro DVD “Na Base do Solo”, foi lançado no ano passado. Trata-se de um documentário de 37 minutos que revela um aspecto peculiar do projeto: o de contribuir na formação de músicos, sobretudo na arte da música instrumental improvisada.  O doc traz depoimentos de jovens músicos baianos que, em comum, trazem em suas histórias o fato de terem dado seus primeiros passos no jazz – e na música instrumental improvisada – durante as sessões da JAM no MAM. Ao mesmo tempo, revela como se dá o processo criativo de um solo e do próprio solista, seus conflitos, anseios e resultados.  O DVD “Na Base do Solo” vem acompanhado do álbum “JAM no MAM 2013-2014”, com seis faixas – cinco delas autorais, compostas por músicos que frequentam a JAM: Ivan Bastos, Ivan Huol, Wadson Calasans e Letieres Leite. Todas foram gravadas ao vivo durante as sessões da JAM no MAM, entre 2013 e 2014. O objetivo é difundir as composições desses músicos, que passaram a fazer parte do "Real Book Baiano".

O novo trabalho conta com patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, além de apoio cultural do Oi Futuro. Este será o quarto DVD da JAM a contar com o apoio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. É exatamente essa parceria que permitiu ao projeto desenvolver o seu formato inicial e produzir, pelo quarto ano consecutivo, importantes registros de parte da história da música baiana. OS DVDs da JAM podem ser adquiridos nas sessões de sábado do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Ir ao início