Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Não vai haver JAM hoje (27/06)

A Huol Criações, responsável pela produção da JAM no MAM, avisa ao público que não haverá jam session hoje, dia 27 de junho de 2015, na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia. Mais uma vez tendo que lidar com a falta de recursos para manter os encontros musicais ativos, a equipe envolvida no projeto se vê obrigada a cancelar a sessão programada para hoje. Ao mesmo tempo em que tenta viabilizar soluções para reverter a situação o mais breve possível, a Huol Criações coloca-se à disposição do público cativo da JAM no MAM para esclarecer todos os pontos referentes a essa parada repentina e inesperada, desculpando-se por possíveis inconvenientes causados por essa decisão.

Por que não haverá JAM hoje (27/06)?

A produção da Jam no MAM não tem recursos para manter o projeto ativo até a chegada do seu novo patrocínio (previsto para ter início no mês de agosto de 2015). No último dia 08 de maio, a Bahiatursa anunciou que patrocinaria 12 edições da JAM no MAM (leia aqui), quantidade de sessões necessárias para que o projeto não parasse até o mês de agosto. No dia 08 de maio, foi publicado no Diário Oficial o patrocínio de duas apresentações (dos dias 09 e 16 de maio) e no dia 22 de maio foi publicado (também no Diário Oficial) o patrocínio de mais quatro apresentações (dias 23 e 30 de maio e dias 06 e 13 de junho), todos viabilizados pela Bahiatursa. Embora estivesse acordada a efetivação de mais uma cota para cobrir as quatro apresentações que viriam a seguir, desde então mais nenhum repasse foi publicado, o que inviabiliza a manutenção do projeto até a chegada do novo patrocínio.

Quando a JAM volta?

O projeto tem um patrocínio previsto para ter início no dia 01 de agosto. A Huol Criações aguarda apenas a tramitação do projeto junto ao Fazcultura, lei de incentivo através da qual esse novo patrocínio será concedido. A confirmação dessa data depende da tramitação do projeto na Secretaria de Cultura do Governo da Bahia. A Huol Criações já inscreveu o projeto e aguarda a resposta da Secretaria de Cultura para assinar o contrato com a empresa patrocinadora.

Por que esperar o dia da Jam para anunciar o cancelamento da sessão?

A Huol Criações esperava que a liberação dos recursos de mais quatro apresentações (referentes aos dias 20 e 27 de junho, e 04 e 11 de julho) fosse publicada no Diário Oficial do último dia 19 de junho, mas isso não aconteceu. Como também não foi publicada nas edições do dia 26/06 ou do dia 27/06, a empresa optou parar momentaneamente as jam sessions, já que não dispõe de recursos para realizar mais nenhuma apresentação sem patrocínio. A JAM do último dia 20 de junho foi realizada sem recursos, na esperança de que o novo repasse fosse publicado do Diário Oficial, como acordado, o que não aconteceu. As dívidas contraídas com essa última edição estão sob a responsabilidade da Huol Criações, que não pode se comprometer com novas despesas.

O que é a JAM no MAM?

A JAM no MAM é um dos projetos mais festejados – e presentes – na agenda cultural de Salvador. Em seus 16 anos, colaborou com a formação e visibilidade de várias gerações de músicos que, através das jam sessions semanais, construíram um espaço democrático para ouvir música instrumental e exercitar a arte da improvisação ao lado de músicos profissionais que são referência no mercado local – o que, por sua vez, fortaleceu o surgimento de um jazz com sotaque baiano, fortemente influenciado pela multiplicidade rítmica da música do estado. Pela força que conquistou tanto em relação à formação de músicos, quanto no que diz respeito à criação de um público cativo no consumo da música instrumental com referências jazzísticas, as jam sessions que acontecem no MAM Bahia ganharam representatividade internacional e garantem hoje à JAM o status de ser um dos mais longínquos e assíduos projetos da agenda cultural de Salvador. De 25 de agosto de 2007 a 20 de junho de 2015, por exemplo, foram realizadas 392 jam sessions, com mais de 510.701 espectadores e uma média geral de 1.303 pessoas por sessão.

Com um público tão grande, porque a bilheteria da Jam não garante as sessões musicais?

O projeto conta hoje com uma infraestrutura profissional que inviabiliza sua manutenção com os ganhos exclusivos da bilheteria, mesmo com os expressivos números de 1.303 pessoas por sessão, em média. Os valores populares dos ingressos, de R$7,00, a inteira, e R$3,50, a meia, só são possíveis porque recursos vindo de patrocinadores complementam o valor que é cobrado ao público para que a qualidade de todos os itens envolvidos em cada jam session seja garantida.


Ir ao início