Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Workshop gratuito para músicos


Artista influente na cena jazzística mundial, membro da Jazz at Lincoln Center Orchestra e do Wynton Marsalis Quintet, o saxofonista norte americano Walter Blanding vem pela primeira vez a Salvador para uma troca de experiências com o público e artistas baianos, com quem quer interagir musicalmente em diversas atividades. A principal delas será o workshop “Jogos de Improviso”, quando dividirá com musicistas locais sua extensa experiência em improvisação instrumental desenvolvida em apresentações e cursos ao redor do mundo. Em troca, receberá também uma intensa vivência da rica herança rítmica da cena instrumental baiana, através da colaboração de músicos como Ivan Huol, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Joatan Nascimento, André Becker, Bruno Aranha, Felipe Guedes e Matias Traut, entre muitos outros.

O workshop “Jogos de Improviso” acontece no dia 02 de setembro, das 14h às 17h, no Teatro Castro Alves, e é dirigido a músicos (profissionais e estudantes) preferencialmente iniciados no processo de improvisação instrumental no jazz. Funcionando como uma espécie de “masterclass” ou “aula show”, o workshop se dará com técnicas de harmonia, prática de conjunto, arranjo e improvisação, além de conversas sobre sonoridade, técnicas em fraseados e permutações, conhecimentos harmônicos e melódicos fundamentais para quem lida com o jazz. E como é uma oficina de improvisação, não será realizada uma aula específica para saxofonistas, mas sim um trabalho abrangendo todos os instrumentos de um grupo de jazz contemporâneo, com harmonia (piano e guitarra), ritmo (percussão e bateria) e solistas (sopros e cantores). Tudo isso executado de forma prática, com direito a uma jam session (ao final do workshop) para os participantes, realizada a partir da dinâmica do grupo.

Os músicos que vão interagir diretamente com o saxofonista Walter Blanding atenderão a convite da produção. Outras 80 vagas serão preenchidas por candidatos a ouvintes, que terão a chance de vivenciar de perto a troca de experiências musicais. As inscrições para o workshop estão sendo feitas até o dia 29 de agosto através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os candidatos devem encaminhar um parágrafo falando de sua experiência profissional/acadêmica e, no dia 31 de agosto, a relação dos participantes selecionados será publicada nos sites www.tca.ba.gov.br e www.jamnomam.com.br. O workshop “Jogos de Improviso” é gratuito, realizado pela  Huol Criações e Associação Bem-te-vi Diversidade, e conta com o apoio da OSBA, TCA, Neojiba, Pracatum, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultural do Governo do Estado da Bahia.

PARA O PÚBLICO – “Aqui em Salvador temos boas opções para o estudo e prática da improvisação, com uma cena jazzística sólida, nada underground, que adoraria conhecer, aprender e interagir com Walter”, afirma o baterista Ivan Huol, diretor artístico da JAM no MAM e um dos responsáveis por apresentar Walter Blanding à forte tradição percussiva da música baiana e à riqueza de ritmos da cultural popular que vem fazendo a fama internacional da música instrumental local, através de projetos e de bandas como JAM no MAM e Rumpilezz. Assim, além de participar da seleção dos candidatos que estarão no workshop, Huol será o anfitrião do saxofonista norte americano numa apresentação especial do projeto Passo no Jazz, no dia 03 de setembro, na Casa de Castro Alves.

O Passo no Jazz é um projeto da Huol Criações e da Casa de Castro Alves que acontece desde julho em Salvador, todas as quintas feiras. Ele reúne Ivan Huol (bateria), Bruno Aranha (piano), Alexandre Vieira (contrabaixo) e Matias Traut (trombone) interpretando o melhor do jazz, da bossa e do “cubanito” num clima intimista, dialogando com a proposta poética da Casa de Castro Alves, no Santo Antônio. De quebra, o público tem a chance de curtir também a vista estonteante da Baía de Todos os Santos que o local oferece. A apresentação começa às 18h30 e segue até às 21h30, com ingressos a R$ 10,00. Assim, no dia 03 de setembro, o público geral finalmente poderá conferir de perto a interação de um expert em swing e shuffle da música criativa estadunidense com doses generosas de música baiana, baião, samba, salsa e tudo mais que favorece o desenvolvimento de uma linguagem baiana própria dentro deste estilo universal, o jazz.

WALTER BLANDING (fotos Richard Corman) nasceu em Cleveland, Ohio e começou a tocar o saxofone aos seis anos de idade. Aos 10 anos, Walter e sua família se mudaram para Nova York, onde, nos próximos sete anos, ele estudou com o lendário pianista e educador Barry Harris. Durante este tempo, estudou na High School de La Guardia para as Artes Cênicas, ao mesmo tempo em que se apresentava regularmente com os seus pais como "A Família Blanding Trio". Ele continuou seus estudos na Universidade New School for Social Research, onde também aprendeu com artistas de renome Billy Harper, Reggie Workman e Jimmy Cobb, para citar alguns. Como um incentivador dedicado da educação nas artes ao longo dos últimos 16 anos, ele promoveu master classes e oficinas em escolas, universidades e instituições em diversos países.

Walter também viveu em Israel, onde influenciou a cena musical, viajando pelo país com seu próprio quarteto e com artistas convidados dos Estados Unidos, como Louis Hayes, Eric Reed, Vanessa Rubin e Carl Allen. Além disso, ele ensinou música em várias escolas secundárias israelenses e abriu sua própria escola particular em Tel Aviv. Durante este período, a Newsweek International descreveu-o em um artigo como "Jazz Ambassador de Israel". Sua estreia no álbum em colaboração e produzido por Billy Banks, "Tough Young Tenors", foi aclamado um dos melhores álbuns de jazz do ano (Billboard, 1991). Walter Blanding tem tocado ao lado de nomes como Cab Calloway, Branford Marsalis, Wycliffe Gordon, The Count Basie Orchestra, James Carter e Issac Hayes. Atualmente é membro da Jazz at Lincoln Center Orchestra e do Wynton Marsalis Quintet.

Workshop Jogos de Improviso
Data: Dia 02 de setembro.
Local: Sala de Ensaios da OSBA |Piso C - Ala B |Teatro Castro Alves.
Horário: Das 14h às 17h.
Inscrições: Gratuitas, até o dia 29 de agosto, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Candidatos à participação como ouvintes devem encaminhar um parágrafo falando de sua experiência musical profissional/acadêmica. A relação dos selecionados será divulgada no dia 31 de agosto, nos sites www.tca.ba.gov.br e www.jamnomam.com.br.

Passo no Jazz com Walter Blanding

Data: Dia 03 de setembro.
Com: Ivan Huol (bateria), Bruno Aranha (piano), Alexandre Vieira (contrabaixo), Matias Traut (trombone) e Walter Blanding (sax).
Local: Casa de Castro Alves, Rua do Passo 52 | Santo Antônio | Tel: 71.3178-2423.
Horário: Das 18h30 às 21h30.
Couvert artístico: R$ 10,00.
mais informações aqui.

Ir ao início