Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

DVDs + Clipes + Programas de TV + Transmissão web

A produção audiovisual da JAM no MAM vem gerando importantes produtos culturais que registram e valorizam a história da música instrumental baiana. O CD + DVD Assaz Baiano, que será lançado sábado (21/11) em Salvador, é mais uma prova disso!

A Huol Criações e a JAM no MAM produziram em 2013 o programa Jazz na Madrugada, que veiculou na TV, na internet e no rádio performances musicais e entrevistas ligadas ao projeto. Em 2015 foi a vez das transmissões online, com oito jam sessions distribuídas ao vivo através dos canais das redes sociais do projeto, tudo graças ao patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro e da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, com uma equipe técnica coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas. Essas duas ações aconteceram paralelamente à produção contínua dos DVDs e CDs, que continuam sendo comercializados para o público em geral.

Se nos três primeiros DVDs lançados nos últimos anos o foco foi sobre o ato da improvisação e o papel da JAM como centro de formação do músico para a arte da música instrumental improvisada, o destaque agora é o compositor local. “Assaz” significa “suficientemente, muito”. No título do DVD que chega agora ao público, a palavra faz uma brincadeira com o nome da música do compositor Ivan Bastos, Assaz Brasil, para chamar atenção para o DNA baiano da música instrumental que vem sendo feita hoje em Salvador a partir de projetos como a JAM no MAM – com especial vigor e natural vocação para virar standards de jazz. “O desejo é destacar que existe um repertório local, assaz baiano; e o desejo que este trabalho sirva de inspiração para outros músicos, estimulando que novas composições, a serviço do improviso, apareçam”, explica Marcos Povoas, um dos diretores do documentário. “A gente acredita que o público vai curtir muito isso; e o DVD vai acabar cumprindo um papel interessante: aproximar o artista do seu público”.

O primeiro DVD da JAM no MAM foi lançado em abril de 2012. Dirigido pelo videoartista Flávio Lopes e o cineasta Fábio Rocha, traz o documentário “Varanda”, ressignificando a melodia e os ritmos do lugar de origem da JAM para falar da sua própria história e do seu começo. Taz também três faixas gravadas durante as sessões da JAM: “Donatiando”, de Ivan Huol, “Erê Alabê”, de Ivan Bastos, e “Jamnomam”, de Paulinho Andrade. O segundo DVD chama-se “Improvisação” e foi lançado em 2013. Nele, músicos que viveram a efervescência da música instrumental de Salvador dos anos 1970/80, como Sérgio Souto, Paulinho Andrade, Luciano Chaves e Ivan Bastos, falam sobre a importância da JAM no MAM como espaço dedicado a artistas que gostam de improvisar. Além do documentário, o material inclui um CD de áudio com seis músicas, entre elas “Alaúde” e “Cariri-Blues”, de Ivan Bastos, e “Patinete Rami-Rami”, de Letieres Leite. Improvisação não contou com uma direção formal; a partir de entrevistas coletadas por Ivan Huol, a cineasta Sofia Federico traçou um roteiro que guiou a produção. Pablo Antônio, Patrícia Freitas e a própria Sofia estruturaram a montagem, num trabalho coletivo.

O terceiro DVD, “Na Base do Solo”, é um documentário de 37 minutos lançado em 2014, que revela um aspecto peculiar do projeto: o de contribuir na formação de músicos, sobretudo na arte da música instrumental improvisada. Ele traz depoimentos de jovens músicos baianos que, em comum, trazem em suas histórias o fato de terem dado seus primeiros passos no jazz – e na música instrumental improvisada – durante as sessões da JAM no MAM. São histórias que se complementam e aproximam o público das etapas envolvidas nas trajetórias pessoais de formação de um músico improvisador. Ao mesmo tempo, revela como se dá o processo criativo de um solo e do próprio solista, seus conflitos, anseios e resultados.  “Na Base do Solo” é acompanhado do álbum “JAM no MAM 2013-2014”, com seis faixas – cinco delas autorais, compostas por músicos que frequentam a JAM: Ivan Bastos, Ivan Huol, Wadson Calasans e Letieres Leite.

O lançamento de Assaz baiano acontecerá a partir das 18h, durante a sessão de sábado (21/11) da JAM no MAM, na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, e contará com uma jam session cheia de convidados especiais integrando a Banda JAM no MAM, além da exibição de trechos do DVD nos telões espalhados pelo Solar do Unhão. O DVD + CD Assaz Baiano será vendido durante as jam sessions do Solar do Unhão por R$ 25,00, ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para ser enviado pelo correio para todo o mundo, com valor acrescido da postagem).

Saiba mais sobre o lançamento de Assaz Baiano clicando aqui!

Ir ao início