Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Com direito a Cortejazz e muita mistura musical!

O que o jazz tem a ver com o carnaval? Para os músicos da Banda JAM no MAM, bem mais do que se imagina... E é exatamente por isso que eles farão hoje (30/01) um Cortejazz para abrir a sua JAM pré-carnaval, colocando músicas da folia para dialogar com o estilo que define as performances musicais de todo sábado na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia: o jazz! E a programação começa cedo: às 17h, terá início, em frente à igreja do Largo dos Aflitos, o cortejo com músicos de sopro e percussão, que irá descer tocando em direção ao MAM-Bahia.

O primeiro Cortejazz da JAM no MAM aconteceu em 2014, durante a 3ª Bienal da Bahia. Na foto ao lado, o animado grupo descendo a ladeira do MAM!





Quando o Cortejazz chegar ao palco da JAM no MAM, às 18h, o projeto continuará com a sua programação musical misturando música de carnaval, baião, samba, frevo, salsa, blues e swing, todas trazidas para o universo que tem como tônica a improvisação, favorecendo o desenvolvimento de uma linguagem própria dentro do jazz, com sotaque baiano, que só a JAM no MAM sabe fazer!

Depois desse sábado, a JAM no MAM fará uma pequena parada (de uma semana, apenas, no dia 06/02) durante o carnaval. Seus músicos, entretanto, poderão ser vistos e ouvidos em vários momentos da folia. No dia 09/02, por exemplo, o MicroTrio de Ivan Huol (diretor musical da JAM no MAM) vai fazer a sua “Jam de Asfalto” no Circuito Dodô. Trata-se de uma sessão de improvisação carnavalesca onde músicos de todas as áreas são convidados a tocar juntos, bem no meio dos foliões.

Este será o quinto ano em que a “Jam de Asfalto” acontece, e qualquer músico pode participar. Para isso, é só acompanhar o cortejo do MicroTrio de Ivan Huol na terça-feira, dia 09/02. A “Jam de Asfalto” ganha vida perto do antigo Clube Espanhol, na entrada de Ondina. Já participaram desse encontro nomes como Letieres Leite, Vânia Abreu, André Becker, Chico César, Marcelo Quintanilha, Joatan Nascimento, Rowney Scott e Léo Macedo, entre muitos outros. Em 2016, quando o MicroTrio de Ivan Huol sai cinco dias no carnaval de Salvador com o tema Família Colorida, vários músicos do projeto JAM no MAM irão participar.

Depois da pausa para o carnaval, a JAM no MAM volta com sua programação no dia 13 de fevereiro. A JAM no MAM tem patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento à Cultura – Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro e Museu de Arte Moderna da Bahia, que garantem nossas jam sessions até o dia 27/02/2016.

JAM NO MAM

Datas:
Dia 30 de janeiro 2016 - VAI TER JAM – Sessão pré-carnaval!
Dia 06 de fevereiro 2016 – NÃO VAI TER JAM – Sábado de Carnaval!
Dia 13 de fevereiro 2016 - VAI TER JAM!
Dia 20 de fevereiro 2016 - VAI TER JAM!
Dia 27 de fevereiro 2016 - VAI TER JAM! – Última sessão do patrocínio atual!

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel.: 71. 3241-2983)
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia)
Página do Facebook / Youtube / Twitter

Ir ao início