Ir para o conteúdo


Começamos a campanha FÃ da JAM em agosto de 2018 para encontrar novos caminhos capazes de viabilizar a JAM no MAM mantendo os ingressos a preços populares e sem perda de qualidade para nossos encontros musicais baianos e, assim, refletir também sobre o futuro do projeto.

O financiamento coletivo recorrente na plataforma Benfeitoria, por exemplo, foi uma das formas de capitalização do projeto. Ele aconteceu até agora (estamos finalizando a campanha da JAM no MAM na Benfeitoria neste momento, em janeiro de 2019) a partir de colaborações mensais feitas por pessoas que doaram valores a partir de R$ 10,00 para garantir a realização de uma (ou mais) jam sessions mensais na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador.

A criação do sistema de financiamento recorrente da plataforma Benfeitoria foi uma das ações da campanha Fã da JAM e se mostrou uma ferramenta importantíssima em todo o processo. E mesmo não atingindo o valor mínimo necessário para a realização de uma jam session (R$12.000,00), ele rendeu muito mais do que o esperado e vai gerar uma edição da JAM no MAM bem especial!

Ou seja, quando planejamos a campanha pretendíamos arrecadar recursos para fazer uma JAM no MAM por mês, mas superamos a expectativa de uma forma diferente do esperado.

O apoio financeiro dado pelo FÃ da JAM gerou visibilidade à campanha na Benfeitoria, o que, por sua vez, chamou a atenção de empresas que fizeram aportes de patrocínio suficientes para realizarmos várias edições da JAM no MAM até agora. Essas empresas participaram da campanha FÃ da JAM financiando uma ou mais jam sessions como ações específicas de ativação de suas marcas, através de aportes mensais. Todo esse valor foi direcionado para as JAMs realizadas nas seguintes datas:

25 de agosto: Aniversário da JAM no MAM patrocinada pela 99
29 de setembro: JAM no MAM patrocinada pela 99
06 de outubro: JAM no MAM patrocinada pela Zero-Cal
27 de outubro: JAM no MAM patrocinada pela 99
24 de novembro: JAM no MAM patrocinada pela 99
29 de dezembro: JAM no MAM patrocinada pela 99

Além dessas, conseguimos viabilizar seis jam sessions (entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019) com patrocínio da Bahiagás – vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) – e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. 

Mas não para por aí: ao valor de R$ 8.020,00 arrecadado nesses últimos meses com a participação dos Benfeitores, adicionaremos doações feitas diretamente na conta da Huol Criações (produtora da JAM no MAM) por outros fãs da JAM e vamos viabilizar uma jam session especial FÃ da JAM em muito breve, em homenagem a todos os participantes da campanha!

Até o momento, foram arrecadados:

R$ 823,00 – Doações diretas na conta da Huol Criações;
R$ R$ 8.020,00 – Doações através da plataforma Benfeitoria;
R$ 696,00 – Pagamento do valor real do ingresso (R$ 14,00) pelo público, na bilheteria da JAM no MAM;
R$ 640,00 – Valor adquirido com a venda das camisetas JAM no MAM nas lojas Mito.

Total: R$ 10.179,00

Esse valor arrecadado até este momento através das doações dos fãs, seja na plataforma Benfeitoria, seja através de doações diretas, continua sendo guardado para ser utilizado numa futura jam session.

Como muitos projetos culturais no país, a JAM no MAM sente os efeitos da diminuição do investimento público e privado nas áreas da educação e cultura. Saber que nosso público e algumas empresas trazem para si o protagonismo das decisões sobre a agenda cultural da nossa cidade nos faz acreditar num futuro cheio de possibilidades reveladoras!

 

OBS: Página em constante construção. A cada vez que as metas desejadas forem atingidas e as jam sessions forem realizadas, adicionaremos informações dos eventos realizados. Essa última atualização foi realizada em 11 de janeiro de 2019.