Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Os 22 anos serão celebrados on-line, em 28/08

Aniversário da JAM sem música? Jamais! No próximo sábado, dia 28/08, faremos mais uma transmissão on-line e esse ano o público de todo o mundo poderá acompanhar ao vivo com a gente alguns dos motivos que vêm fazendo as jam sessions baianas se manterem ativas e relevantes por 22 anos. A transmissão será no canal da JAM no YouTube e terá início às 18h, quando o maestro Fred Dantas, um dos artistas convidados, tocar os primeiros acordes da noite.

JAM no MAM - Foto Lígia Rizério

Para Ivan Huol, diretor artístico da JAM no MAM, o maior mérito do projeto nesses 22 anos foi “popularizar o impopular”, levando a música instrumental improvisada para a programação cultural de Salvador e para a realidade de músicos profissionais ou em formação. “A cena instrumental baiana é a maior beneficiada pelas jams, com novos instrumentistas de qualidade surgindo a cada dia”, destaca, lembrando que agora as sessões baianas podem ser acompanhadas por todo o mundo em tempo real.

A JAM no MAM teve sua origem nas jam sessions que eram realizadas entre 1993 e 2001 no Museu de Arte Moderna da Bahia (também sob a direção musical de Ivan Huol), mas somente em agosto de 2007, depois de uma pausa, o projeto retornaria ao Museu e assumiria o apelido pelo qual já era conhecido pelos seus frequentadores: JAM no MAM.

Com um registro de público presencial superior a 660 mil pessoas e média de 1.279 espectadores por apresentação, os números tendem a crescer ainda mais com as jams on-line. Desde a estreia da sua temporada 2021 as transmissões ao vivo no YouTube da JAM já foram vistas por mais de 7.500 mil pessoas, contabilizando um total superior a dois milhões de visualizações em seus mais de 200 vídeos disponibilizados no canal.

JAM no MAM 28/08

A JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realizada pela Huol Criações, a JAM conta também com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Quer saber mais sobre a história da JAM? É só clicar neste link!

TEMPORADA 2021 JAM NO MAM ON-LINE:

JAM de aniversário: 28 de agosto, das 18h às 21h.
Transmissão: Acesso livre pelo canal do Youtube da JAM no MAM, neste link 
Próximas datas da temporada:
11 e 25 de setembro
09 e 30 de outubro
13 e 27 de novembro
11 de dezembro
Informações e produção: Huol Criações - Tel. 71. 3241-2983.
Site da JAM / Facebook / Instagram / YouTube
Fotos: Lígia Rizério

Ir ao início