Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

A JAM no MAM de 25 de outubro celebrou o legadodo artista mineiro

 Na tarde do último sábado de outubro (25/10), o pôr do sol na Baía de Todos os Santos se misturou ao brilho das harmonias de Milton Nascimento. Afinal, foi nesse cenário que a JAM no MAM realizou uma de suas edições mais poéticas do ano, celebrando a arte e o legado de um dos maiores nomes da música brasileira — cujo aniversário foi no dia seguinte à JAM, em 26 de outubro.

JAM de Milton Nascimento 25 10 Foto Lígia Rizério 1

Mais do que uma homenagem, a noite foi um encontro de sensibilidades. Sob a direção artística de Ivan Huol, a banda Geleia Solar conduziu o público por um repertório repleto de lirismo e memória, revisitando canções que atravessaram gerações e influenciaram profundamente os caminhos musicais de seus integrantes. Clássicos de Milton Nascimento e seus parceiros ganharam novos contornos sonoros em arranjos que dialogaram com o jazz, o samba e as sonoridades afro-baianas que habitam o DNA da JAM.

JAM de Milton Nascimento 25 10 Foto Lígia Rizério 16

Após a primeira hora de apresentação, o palco da Praça Maestro Letieres Leite, no Museu de Arte Moderna da Bahia (Solar do Unhão), se abriu para o momento mais característico da JAM: a improvisação livre. Muitos(as) artistas somaram-se à base da Geleia Solar, tecendo diálogos espontâneos e ampliando a atmosfera de união musical.

JAM de Milton Nascimento 25 10 Foto Lígia Rizério 22

Formada por Alana Gabriela (percussão), Alexandre Vieira (guitarra), Ivan Bastos (baixo), Érica Sá (percussão), Fernando Miranda (trompete), Gabi Guedes (percussão), Ivan Huol (bateria e direção artística), Ivan Sacerdote (clarinete e pífano), Lorena Martins (bateria), Rosa Denise (trompete), Rowney Scott (sax soprano) e Tito Pereira (teclado), a Geleia Solar reafirmou por que a JAM no MAM é hoje um dos espaços mais consistentes de experimentação e reinvenção musical no país.

Entre o jazz e a canção brasileira, a edição de outubro provou que o legado de Milton Nascimento continua pulsando nas novas gerações de músicos — e encontrou, na JAM no MAM, o local perfeito para refletir sua beleza.

JAM de Milton Nascimento 25 10 Foto Lígia Rizério 21

No YouTube, quem acompanhou a transmissão ao vivo — dirigida por João Tatu — pôde sentir um pouco da energia compartilhada entre artistas e público. E quem não viu, pode agora sentir o clima da noite nessa galeria de fotos lindas, registros da fotógrafa Lígia Rizério, que compartilhamos abaixo.

A JAM no MAM é uma produção da Huol Criações. A Temporada JAM e Petrobras 2025 tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. Tem também apoio institucional do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Nossa próxima edição será no dia 8 de novembro, com uma jam session dedicada ao samba-jazz e com abertura do grupo Quintetrio!

 

Ir ao início