Uma jam session diferente, do cenário à música!
A JAM no MAM começou diferente no sábado passado (25/09). Ocupando pela primeira vez o Pier do Museu de Arte Moderna da Bahia, o novo local trouxe ângulos inéditos para as câmeras que captaram a sessão transmitida ao vivo no canal da JAM no YouTube (a sessão ficou gravada lá), revelando ao público imagens pouco exploradas até então.
Mas o repertório também trouxe surpresas... O músico Grahan Haynes propôs uma experimentação sonora logo no início da jam session, praticando com a banda Geleia Solar uma técnica de improvisação em que um maestro experimenta sonoridades a partir de combinações entre instrumentos, trabalhando dinâmicas e formações distintas. Como falou Alexandre Miranda, um dos ativos participantes do nosso chat ao vivo, era a JAM “smetakiando ares microtonais” sob a regência de Graham Haynes!
A partir desse início inesperado, mas que reafirmou a imprevisibilidade das nossas jam sessions, o repertório fluiu com composições de J. T. Meirelles (Quintessência), Sivuca (Um tom para Jobim), James Brown (Hot pant road) e Hermeto Pascoal (Chorinho Pra Ele). Mas a Gelia Solar trouxe também certo sabor latino com músicas de Tito Puente (Para los rumberos) e Chick Corea (Armando's Rumba), além da participação de Luisito Gutierrez – cantor e pianista que fez uma participação incrível com a Geleia Solar em janeiro desse ano, interpretando Quarenteniando, de Matias Traut e Fernando Isaia.
Olha só quem tocou:
Banda Geleia Solar:
Alexandre Vieira (baixo)
Bruno Aranha (piano)
Fernando Isaia (trompete)
Gabi Guedes (percussão)
Ivan Huol (bateria e percussão)
Jordi Amorim (guitarra)
Lorena Martins (bateria e percussão)
Lucas Decliê (sax alto)
Matias Traut (trombone de vara)
Tiago Nunes (percussão)
Participações especiais de:
Graham Haynes (Trompete e Flugelhorn)
Daniela Nátali (Clarinete)
Luisito Gutierrez (Piano)
Gleison Coelho (sax)
Anderson do Samba (percussão)
Nossa próxima JAM, ainda no formato on-line, será no dia 09 de outubro. Lembramos que já estamos trabalhando para a volta gradual no formato presencial, o que deverá acontecer até novembro, seguindo as diretrizes das autoridades sanitárias e orientações do Governo Estadual e da Prefeitura. Ou seja, ainda temos que aguardar, por exemplo, a imunização completa de toda nossa equipe – o que deverá acontecer somente no final de outubro. Toda a nossa equipe já tomou pelo menos a primeira dose, e quem ainda não tomou a segunda dose está aguardando ansiosamente sua vez de se vacinar. E você, já se vacinou? Lembre-se de que as duas doses da vacina serão necessárias também para o público que quiser voltar a frequentar a JAM. Até lá, nosso ponto de encontro é nas transmissões online no YouTube. A jam session passada está gravada por lá disponível para quem não conferiu ao vivo. É só clicar aqui!
Confira abaixo mais algumas fotos lindas de Lígia Rizério.