Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Uma jam session diferente, do cenário à música!

A JAM no MAM começou diferente no sábado passado (25/09). Ocupando pela primeira vez o Pier do Museu de Arte Moderna da Bahia, o novo local trouxe ângulos inéditos para as câmeras que captaram a sessão transmitida ao vivo no canal da JAM no YouTube (a sessão ficou gravada lá), revelando ao público imagens pouco exploradas até então.

JAM no MAM no Píer do Solar do Unhão - Foto Lígia Rizério

Mas o repertório também trouxe surpresas... O músico Grahan Haynes propôs uma experimentação sonora logo no início da jam session, praticando com a banda Geleia Solar uma técnica de improvisação em que um maestro experimenta sonoridades a partir de combinações entre instrumentos, trabalhando dinâmicas e formações distintas. Como falou Alexandre Miranda, um dos ativos participantes do nosso chat ao vivo, era a JAM “smetakiando ares microtonais” sob a regência de Graham Haynes!

Graham Haynes rege na JAM no MAM - Foto Lígia Rizério

A partir desse início inesperado, mas que reafirmou a imprevisibilidade das nossas jam sessions, o repertório fluiu com composições de J. T. Meirelles (Quintessência), Sivuca (Um tom para Jobim), James Brown (Hot pant road) e Hermeto Pascoal (Chorinho Pra Ele). Mas a Gelia Solar trouxe também certo sabor latino com músicas de Tito Puente (Para los rumberos) e Chick Corea (Armando's Rumba), além da participação de Luisito Gutierrez – cantor e pianista que fez uma participação incrível com a Geleia Solar em janeiro desse ano, interpretando Quarenteniando, de Matias Traut e Fernando Isaia.

Matias Traut na JAM no MAM - Foto Lígia Rizério

Olha só quem tocou:

Banda Geleia Solar:     
Alexandre Vieira (baixo)
Bruno Aranha (piano)
Fernando Isaia (trompete)
Gabi Guedes (percussão)
Ivan Huol (bateria e percussão)
Jordi Amorim (guitarra)
Lorena Martins (bateria e percussão)
Lucas Decliê (sax alto)
Matias Traut (trombone de vara)
Tiago Nunes (percussão)

Participações especiais de:
Graham Haynes (Trompete e Flugelhorn)
Daniela Nátali (Clarinete)
Luisito Gutierrez (Piano)
Gleison Coelho (sax)
Anderson do Samba (percussão)

Nossa próxima JAM, ainda no formato on-line, será no dia 09 de outubro. Lembramos que já estamos trabalhando para a volta gradual no formato presencial, o que deverá acontecer até novembro, seguindo as diretrizes das autoridades sanitárias e orientações do Governo Estadual e da Prefeitura. Ou seja, ainda temos que aguardar, por exemplo, a imunização completa de toda nossa equipe – o que deverá acontecer somente no final de outubro. Toda a nossa equipe já tomou pelo menos a primeira dose, e quem ainda não tomou a segunda dose está aguardando ansiosamente sua vez de se vacinar. E você, já se vacinou? Lembre-se de que as duas doses da vacina serão necessárias também para o público que quiser voltar a frequentar a JAM. Até lá, nosso ponto de encontro é nas transmissões online no YouTube. A jam session passada está gravada por lá disponível para quem não conferiu ao vivo. É só clicar aqui!

Confira abaixo mais algumas fotos lindas de Lígia Rizério.

Ir ao início