Saiba o que rolou na última JAM do ano!
A derradeira jam session de 2016, realizada no sábado passado (17/12) teve de tudo: Pôr do sol bonito, calor, músicos incríveis no palco e muita gente pra viver tudo isso. E fechamos o ciclo desse ano de um jeito muito especial, refletindo muito sobre o fazer musical, para pensar sobre nosso futuro; antes da música, às 17h, rolou um bate-papo sobre "Música afro baiana e o jazz da Bahia" como parte da programação do ciclo “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM". O debate teve as participações dos músicos Joatan Nascimento, Rowney Scott, Pedro Augusto e Ivan Huol, coordenado mais uma vez pelo professor Ivan Bastos.
Quando o som começou a rolar, pudemos conferir uma linha de frente formada por Joatan Nascimento (trompete), Rowney Scott (sax soprano), Matias Traut (trombone) e Fernando Isaia (trompete). Eles deram a partida na música com "Velha Guarda" (Ivan Bastos), "Donateando" (Ivan Huol) e "Deixar Você” (Gilberto Gil). Logo em seguida curtimos a super canja do bandoneista argentino Alejandro Guerschberg, que tocou algumas canções junto aos músicos da Banda JAM no MAM. Também rolou canja de Paulo Giron (percussão), Patriarca (bateria), Rui da Chave e Danilo Fonseca, que cantou "Canção do Sal" (Milton Nascimento).
Ao final, um brinde de espumante marcou simbolicamente nosso Réveillon musical e o final de mais uma parceria vitoriosa entre a Huol Criações, coordenadora da JAM no MAM, o público, os patrocinadores e apoiadores do projeto!
Presencialmente, as 16 jam sessions realizadas durante o patrocínio entre a JAM no MAM e a Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, atingiram uma média de público de 1.027 pessoas por sessão, que interagiram ativamente com um dos projetos mais representativos da música instrumental brasileira! Esse número contribuiu para a marca impressionante de 581.647 pessoas no total, desde que o projeto iniciou em 2007, no seu formato atual. Tudo registrado em notícias, vídeos e fotos que entraram para a história do projeto e da própria música nacional – e que ficam arquivados nos canais de comunicação da JAM para pesquisas, compartilhamentos e memórias dos mais variados tipos.
Depois de alguns dias de descanso (já que nos próximos dois sábados serão os festejos do Natal e do Ano Novo), a JAM volta em 2017 logo no dia 07 de janeiro, prometendo agitar o verão com aquela trilha sonora que só no Solar do Unhão acontece. Até breve!
O ciclo “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM" é uma atividade de extensão da EMUS-UFBA. Fotos Lígia Rizério.