Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Os registros da nossa jam session da Independência!

Quando a alegria encontra a música, e vice-versa, a probabilidade de um dia feliz é de praticamente 100%. E foi exatamente isso que aconteceu na nossa JAM no MAM passada, que começou nas ruas e convidou o público a dançar jazz e música instrumental até o pôr do sol no Solar do Unhão.

São Pedro até deu um tempo nas chuvas que molharam Salvador a semana inteira e as ruas do bairro Dois de Julho se transformaram no circuito do Cortejazz, o cortejo jazzístico da banda Geleia Solar que leva sopros, percussões e sorrisos pelas ladeiras do bairro até MAM, estreitando ainda mais o diálogo da JAM com a cidade e seus moradores.

Cortejazz 2025 fto Lígia Rizério 44

O Cortejazz nasceu para homenagear a Independência da Bahia e celebrar a figura das Caboclas e dos Caboclos da Independência da Bahia (festejada no último dia 2 de julho), reverberando também o lado mais festivo da banda Geleia Solar e sua relação com o Centro da Cidade.

Cortejazz 2025 fto Lígia Rizério 19

E se a previsão era de reunir “apenas” 12 artistas tocando no Cortejazz, o que se viu foram muitos músicos e muitas músicas chegando com seus próprios instrumentos para se juntar ao grupo, transformando o fim de tarde numa celebração da música de rua da Bahia.

Cortejazz 2025 fto Lígia Rizério 40

Misturando a energia dos desfiles cívicos do 2 de Julho com a liberdade criativa do jazz contemporâneo, nossos craques da cena instrumental guiaram o público em uma caminhada que culminou com um pôr do sol de tirar o fôlego e o início da JAM no MAM.

Julho na JAM 12 07 Foto Lígia Rizério 29

E assim curtimos mais um encontro musical que uniu gerações, estilos e tradições numa jam session conduzida pela Geleia Solar, mas cheia de participações especialíssimas! A galeria de fotos de Lígia Rizério (abaixo) revela momentos inspirados desse dia de programação intensa.

Julho na JAM 12 07 Foto Lígia Rizério 7

Pra quem não estava lá com a gente, fica a dica: A Temporada JAM e Petrobras 2025 está cheia de surpresas e não dá para perder nenhuma edição. A JAM no próximo dia 26 de julho, por exemplo, será aberta com uma homenagem à música de Gilberto Gil, misturando jazz ao baião, reggae, MPB e todos os estilos que marcam a discografia do nosso grande mestre baiano.

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 40 e podem ser adquiridos on-line na plataforma INGRESSE.COM

Julho na JAM 12 07 Foto Lígia Rizério 28

A JAM no MAM é uma produção da Huol Criações, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia, enquanto o Cortejazz contou com o apoio institucional da PROCULTURA.

 

 

Ir ao início