Os melhores momentos da jam session que fechou 2024
A primeira JAM no MAM do verão foi como a gente gosta: com direito a um visual deslumbrante da Baía de todos os Santos, público abundante e participativo, muitas canjas e música de primeira!
Quem esteve na jam session do sábado passado (28/12), a última do ano, conferiu de perto isso e muito mais, já que nosso encontro musical trouxe boas experiências para todo mundo.
A começar pela trilha sonora da noite, que mergulhou na poesia e baianidade do repertório de Dorival Caymmi. Abrindo a sequência, como quem pede licença, nossa banda Geleia Solar veio de “Oração de Mãe Menininha”, engatando em seguida “Pescaria” pegando emprestado o arranjo acelerado de Carlos Malta para essa composição, a Geleia acelerou o ritmo e incluiu até solos roqueiros com a guitarra de Paulo Mutti, transformando, em alguns momentos, o “galope jazzístico” do arranjo de Malta em puro suco de rock! Só na JAM...
A homenagem a Caymmi, que intensifica a prática da JAM no MAM e de seus artistas no exercício e pesquisa da música instrumental baiana, trouxe ainda versões lindas para “Saudade da Bahia”, “João Valentão” e “Das Rosas”, entre muitas outras.
A banda Geleia Solar estava formada, inicialmente, por André Becker (sax), Daniela Natali (clarinete), Érica Sá (percussão), Felipe Guedes (guitarra), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (direção musical e bateria), Ivan Sacerdote (clarinete), Lorena Martins (bateria), Lucas Declié (sax), Luizinho Assis (teclado), Paulo Mutti (guitarra) e Rosa Denise (trombone).
Mas logo muita gente boa se juntou ao grupo, numa festa de canjas e participações especiais, tanto nos instrumentos quanto nos cantos. Destaque para os vocais de Ângela Veloso e Vanessa Melo em “Ladeira da Preguiça”, de Gilberto Gil, Pedro Moraes em “Só Louco”, de Caymmi, e Juliana Ribeiro, em muitos sambas que surgiram ao longo da noite...
Quer saber quem mais estava na JAM? É só conferir a galeria de fotos abaixo, com os cliques sempre lindos de Lígia Rizério.
Esta última jam session do ano marcou também o final da 25ª temporada da JAM no MAM, uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura, e com apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Desde abril deste ano, graças ao patrocínio da Petrobras e Governo Federal, a JAM no MAM vem criando diversas ações que se somam às apresentações musicais no Solar do Unhão. Entre algumas dessas ações estão um tour por quatros escolas públicas da capital baiana com “aulas shows” da banda Geleia Solar, transmissões ao vivo de seis edições da JAM no MAM, o convite a grupos e artistas para tocar com a Geleia Solar. Além de tudo isso, o patrocínio possibilitou à produção da JAM promover iniciativas como o Cortejazz e a Dança na JAM, e, em parceria com a empresa baiana AD)))arte, oferecer tradução em Libras e Audiodescrição em todas as jam sessions da temporada, ampliando a experiência da JAM para um público ainda mais amplo de Salvador.
Então, agradecemos muito essa parceria com a Petrobras e o Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura, que proporcionou um 2024 com muita música para a JAM no MAM!