Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Festival termina com participação de músicos do Capão!

O grand finale no mês de aniversário da JAM no MAM vai acontecer nesse sábado (27/08) com a participação do ACC Música no Capão, uma atividade extraclasse da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia realizada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Os músicos integrantes do projeto tocarão às 18h dentro do festival “Dando um gás no jazz”, patrocinado pela Bahiagás para festejar com o público os 17 anos da JAM no MAM. Depois da performance do ACC Música no Capão, a Banda JAM no MAM assume a programação musical da noite, antes de abrir espaço para os músicos e artistas presentes interagirem conjuntamente.

A Atividade Curricular em Comunidade (ACC) é uma atividade de extensão da UFBA, que busca estabelecer um dialogo e interação entre a Universidade e a comunidade, proporcionando aos estudantes a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a troca de conhecimentos interdisciplinares.

Caeté-Açú, distrito do município de Palmeiras, mais conhecido como Vale do Capão, ou simplesmente “Capão”, é um paraíso ecológico no coração da Chapada Diamantina. A sua população, formada por moradores locais “nativos” e muitos “estrangeiros” vindos de várias partes do Brasil e do mundo atraídos por sua beleza natural e riqueza cultural, se caracteriza por ser muito rica e diversa, nas atuações artísticas e nas práticas alternativas de educação, no cultivo do solo e em vivências espirituais.

Lá se encontram dois pontos de cultura: o Circo do Capão e a Escola Brilho do Cristal. Eles giram em torno de uma comunidade formada por uma escola de circo, um coral comunitário, dezenas de artesões e artistas plásticos, atividades de dança, grupos de capoeira e uma variedade de grupos musicais, formados por dezenas de músicos, profissionais e amadores, que moram ou frequentam o vale com assiduidade.

As atividades musicais até há pouco tempo, se restringiam às performances dos grupos existentes, como o Coral do Capão, o Forró do Capão e mais recentemente, o Grupo Instrumental do Capão (GIC). Com a chegada, ao longo de alguns anos, de alguns músicos profissionais, a possibilidade da criação de uma escola de música no Capão foi, aos poucos, se tornando uma realidade. Hoje, a Escola de Música do Capão já conta com algumas turmas de crianças e jovens instrumentistas, intérpretes e compositores que se iniciam na música através de práticas coletivas coordenadas por Ari Vinícius e Stefano Cortese.

O músico e professor da Escola de Música da UFBA Rowney Scott (foto acima, de Márcio Lima) criou o projeto Música no Capão. Iniciado em dezembro de 2012, a ACC é destinada a estudantes de Música (dos cursos de Licenciatura e Música Popular) e a um estudante de Comunicação, que se organizam para realizar uma visita de quatro dias a Escola de Musica do Capão. O objetivo é viabilizar, com a comunidade do Capão, atividades que envolvam ensino e aprendizado musicais, práticas em conjunto, criação musical coletiva, desenvolvimento de percepção musical e técnicas instrumentais, vocais e composicionais. O grupo toca pela segunda vez na JAM no MAM dentro do festival Dando um gás no jazz, criado pela equipe da JAM para celebrar três semanas de festa musical com convidados especiais a cada sábado.

JAM NO MAM - Dando um gás no jazz
Data: Aos sábados do mês de agosto: dias 13, 20 e 27/08.
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel.: 71. 3241-2983)
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)

Facebook / Youtube / Twitter / Instagram

Ir ao início