Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Confira fotos da JAM de 27 de dezembro

 A edição que encerrou o ano de 2025 da JAM no MAM, realizada no último dia 27 de dezembro, transformou a Praça Maestro Letieres Leite, no Solar do Unhão, em um espaço de celebração musical, encontros sensíveis e quela conexão com o público que só a JAM tem... Com casa cheia desde as primeiras horas da tarde, a JAM foi embalada por um dos pores do sol mais marcantes da temporada, criando o cenário ideal para uma noite que ficaria na memória de quem esteve presente.

27 DEZ na JAM no MAM Foto Lígia Rizério 7

Abrindo a programação, a cantora, compositora e instrumentista Vanessa Moreno fez sua aguardada estreia no projeto, trazendo ao palco uma performance que transitou com naturalidade entre a canção brasileira, o improviso e a experimentação vocal. Acompanhada por Tarcísio Santos (guitarra), Felipe Guedes (baixo) e Victor Brasil (bateria), a artista apresentou um repertório que costurou releituras e composições autorais com forte apelo emocional e técnico.

27 DEZ na JAM no MAM Foto Lígia Rizério 40

Da delicadeza de “Azul”, de Djavan, que marcou o início do show, à força ancestral de “Emoriô” (João Donato e Gilberto Gil), que encerrou sua apresentação, Vanessa construiu momentos de grande comunhão com o público.

Um dos pontos altos da noite foi o uso da voz como instrumento expandido — percussivo, rítmico e harmônico — em passagens de improvisação corporal e vocal que revelaram a potência criativa da artista. Canções como “Solar” ganharam coro coletivo, enquanto interpretações marcantes, a exemplo de “Yatra-Tá”, de Tania Maria, sintetizaram o espírito da JAM: performances surpreendentes, liberdade musical e celebração da música brasileira em sua forma mais viva.

27 DEZ na JAM no MAM Foto Lígia Rizério 79

Na sequência, a banda anfitriã Geleia Solar assumiu o palco e manteve a atmosfera festiva com um repertório marcado por referências diversas da música brasileira, abrindo espaço para participações especiais que reforçaram o caráter coletivo da JAM no MAM. Entre grooves, improvisos e diálogos sonoros, o público acompanhou versões vibrantes de temas como “Feira de Mangaio”, que contou com a participação de Cicinho de Assis, além de outras peças como : Patinete Rami-Rami, de Letieres Leite, “Vera Cruz”, de Milton Nascimento e Márcio Borges, “Donatiando”, de Ivan Huol , que evidenciaram a identidade musical do projeto e sua capacidade de criar pontes entre gerações e estilos.

27 DEZ na JAM no MAM Foto Lígia Rizério 68

A JAM retorna no dia 31 de janeiro, abrindo oficialmente a Temporada JAM Petrobras 2026, que segue com patrocínio garantido da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto é uma produção da Huol Criações, com apoio institucional do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Para quem não pôde estar presente, a galeria de imagens (abaixo) assinada por Lígia Rizério oferece um convite visual para sentir o clima luminoso, afetivo e musical que marcou a noite. Para quem viveu a experiência de perto, as fotos funcionam como um reencontro com a energia coletiva que fez da última JAM de 2025 uma despedida à altura de um ano intenso e criativo.

Ir ao início