Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Programa Jazz na Madrugada estreia 29/03, exibindo JAM na TV e internet.


A JAM no MAM estreia no próximo dia 29 de março o JAZZ na MADRUGADA, programa de TV que levará às telas da TV Educativa, à Rádio Educadora e ao portal da emissora (www.irdeb.ba.gov.br) as improvisações e encontros musicais sempre inusitados que acontecem todos os sábados na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia. O programa é fruto de uma parceria da HUOL Criações com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Ele tem direção de Sofia Federico e Marcos Povoas, direção de fotografia de Paulo Alcântara e irá ao ar na TVE toda sexta-feira, a partir da meia-noite, com reapresentação aos sábados, no mesmo horário.  Já na 107.5 – Educadora FM será veiculada uma versão compacta das apresentações, com 1h de duração, também nas sextas e sábados, à meia-noite.

Sofia Federico e Paulo Alcântara durante gravação no MAM. Foto Lígia Rizério.

O horário de transmissão do programa na TV e rádio foi decidido a partir da origem do termo JAM, que vem do inglês jazz after midnight (jazz depois da meia-noite). Assim, toda semana nesse horário, o público poderá conferir o desfile de talentos que se tornou a marca deste evento de 13 anos de sucesso, que acaba de atingir a marca de 370 mil pessoas presentes em suas sessões musicais no MAM-Bahia. E a ideia é fazer o JAZZ na MADRUGADA levar para a TV, a internet e o rádio o clima de improvisação e informalidade que marca a JAM no MAM. “O que estamos fazendo com o programa é levar um pouco dessa vivência das sessões de jazz para a tela da TV e, em parte, para a internet, concentrando nosso olhar na música”, afirma Sofia Federico, que, junto com Marcos Povoas, reuniu uma equipe de mais nove pessoas – com quatro câmeras – para revelar todos os detalhes dos encontros musicais no MAM.


Marcos Povoas assina a direção do programa com Sofia Federico. Foto Lígia Rizério.

“A grande lacuna que a programação de televisão no Brasil apresenta quando o assunto é musica instrumental nos levou a considerar com muita atenção e carinho a proposta da Huol Criações de levar às madrugadas da TVE a versão integral dos sábados no Solar do Unhão”, afirma José Araripe Jr, diretor de Programação e Conteúdo do IRDEB. A ideia, portanto, é fazer a cada semana um programa retratando a sessão gravada na semana anterior na JAM no MAM, mostrando aspectos que podem, eventualmente, passar despercebidos para o público presencial. “Esse programa é de fundamental importância e a TVE Bahia revela visão ao abrir a sua grade de programação para ele, mostrando seu interesse pela cena jazzística de Salvador, que durante muito tempo esteve relegada ao bastidor, como um movimento de resistência”, completa Sofia Federico.

Para Ivan Huol, idealizador e diretor artístico da JAM no MAM, um dos grandes trunfos do novo programa é o de levar a um público ainda maior as peculiaridades musicais que diferenciam a JAM de outras jam sessions espalhadas pelo mundo. “Graças à forte tradição percussiva da música baiana e à riqueza de ritmos da cultural popular local, as sessões no MAM oferecem um mix de música baiana, baião, samba, frevo, salsa, blues e swing, trazidos para um universo do jazz, que tem como tônica a improvisação”, lembra, completando que a cena instrumental baiana ganha, com o JAZZ na MADRUGADA, mais um canal de diálogo e experimentações capaz de contribuir para a memória de toda uma geração de músicos baianos – e do mundo – que passa pelo projeto todos os sábados.

A JAM no MAM tem patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Programa Estadual de Fomento a Cultura – Fazcultura, com Apoio Cultural do Oi Futuro.


Ivan Huol durante gravação do Jazz na Madrugada. Foto Lígia Rizério.

JAZZ NA MADRUGADA - Estreia dia 29 de março

•    Na TVE Bahia e no Portal do IRDEB (www.irdeb.ba.gov.br ), toda sexta-feira, a partir de meia-noite, com reapresentação aos sábados, também a partir de meia-noite.
•    Na Rádio Educadora, 107.5, uma versão compacta com 1h de duração, toda sexta-feira, a partir de meia-noite, com reapresentação aos sábados, também a partir de meia-noite. 


Ir ao início