Tudo o que rolou na JAM de 18/11
A clarinetista Joana Queiroz voltou a se apresentar no palco da JAM nesse último sábado (18). Dessa vez, para uma participação na temporada especial na JAM no MAM com as Mina, que a cada semana traz uma mulher instrumentista para refletir sobre a representatividade de gênero na cena musical brasileira.
Joana iniciou sua participação às 18h com um solo que mostrou um pouco do seu trabalho do disco "Diários de Vento", fruto de uma residência de composição na ecovila Terra Una, na Serra da Mantiqueira. Foto Lígia Rizério.
Em seguida, a clarinetista foi acompanhada por uma banda que integrava outras mulheres musicistas: Jessica Kaline (guitarra), Lorena Martins (bateria) e Aline Falcão (piano) se juntaram a Ivan Bastos (baixo), Matias Traut (trombone) e Gabi Guedes (percussão), em interpretações inspiradas de "Martin, Camilo y Juan" (Joana Queiroz), "La Sorpresa" (Joana Queiroz) e "Um tom pra Jobim" (Sivuca).
Jessica Kaline (guitarra) e Lorena Martins (bateria) cada vez mais presentes na JAM no MAM, para a alegria do público que passou conhecê-las em participações sempre festejadas. Foto Lígia Rizério.
Por volta das 19h a Geleia Solar assumiu seu posto de anfitriã tocando "Alaúde" (Ivan Bastos) e "Donateando" (Ivan Huol), com Paulo Mutti (guitarra), Rowney Scott (sax soprano), Aline Falcão (piano), Ivan Bastos (baixo) Gabi Guedes (percussão), André Becker (sax alto) e Matias Traut (trombone) em cena.
Em meio a muitas participações especiais, rolou um encontro dos cantores Danilo Fonseca e Felipe Lourenço, que cantaram "Ponteio" (Edu Lobo), com canja de Patriarca bateria. "Mar do Norte" (Ivan Bastos) também entrou no repertório, assim como "Afroblue" (Mongo Santamaria), com Daniel Ragoni na bateria e Artur Carneiro no baixo. Joana Queiroz voltou ao palco para encerrar a noite junto com a Geleia Solar e juntos tocaram "Loro" (Egberto Gismonti) e "Nana" (Moacir Santos). Lindo de se ver; um deleite se ouvir... Perdeu essa? Sábado que vem tem mais uma JAM no MAM com as Mina especialíssima! Entra aqui pra saber de tudo.
A temporada da JAM no MAM com as Mina tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.