Edição gratuita terá participação da Orkestra Rumpilezz e convites distribuídos pela Ingresse.com
Noite especial marca também a entrega da placa “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”, festejando o início das comemorações pelos 26 anos da JAM!
A JAM no MAM abre o mês de agosto com uma celebração dupla: o início das comemorações pelos seus 26 anos de história e a homenagem ao maestro Letieres Leite, uma das figuras mais influentes da música instrumental baiana. No próximo dia 9 de agosto, portanto, a programação começará às 18h com apresentação de abertura da Orkestra Rumpilezz, grupo criado pelo próprio Letieres, seguida da tradicional jam session comandada pela banda Geleia Solar.
A noite marca também a entrega da placa “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”, nome que, desde maio de 2024, identifica a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) onde a JAM acontece.
Excepcionalmente, esta edição contará com entrada gratuita. Os convites foram distribuídos através da plataforma Ingresse (1 convite por pessoa) e se esgotaram em menos de 24h.
Essa será a segunda vez que a Orkestra Rumpilezz tocará na JAM (a primeira foi em 2009), levando um repertório guiado pela força dos instrumentos de percussão e sopros, fruto de uma pesquisa profunda sobre os fundamentos rítmicos da MPB e das matrizes africanas presentes na música da Bahia. Com uma formação de 18 músicos para esta apresentação, a Rumpilezz vai interpretar temas autorais do maestro Letieres Leite e arranjos feitos por ele de canções de outros artistas, como Dorival Caymmi e Moacir Santos. A ideia é passear pelo amplo repertório da Orkestra ao longo desses quase 20 anos, trazendo para o público um pouco de cada projeto.
Criada por Letieres Leite em 2006, a Rumpilezz rompe fronteiras entre tradição e modernidade, e sua apresentação no MAM no próximo dia 9 de agosto será um tributo à riqueza da música instrumental baiana que inspira a sonoridade da própria JAM. “Nomear o espaço da JAM no MAM de Praça Maestro Letieres Leite é eternizar seu espírito livre, sua musicalidade e sua contribuição pra cena que se formou aqui”, comentou Guiga Scott, músico da Orkestra Rumpilezz. “É também honrar a liberdade que guia a improvisação, através da homenagem ao maestro que dança. Viva Letieres Leite!”.
Após a sua apresentação, será a vez da Geleia Solar, banda anfitriã da JAM, dar continuidade à homenagem com uma jam session pulsante, feita de improvisos e diálogos musicais que atravessam o jazz, os ritmos afro-baianos e a linguagem livre que sempre marcou o projeto. Excepcionalmente com entrada franca, a jam session de 09/08 tem produção da Huol Criações e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio, Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Já a temporada JAM e Petrobras 2025 tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura.
HISTÓRIA DA JAM – O início da história oficial da JAM no MAM data de 1993 com o saudoso Jazz MAM, projeto de música instrumental cujo modelo evoluiria para o que a JAM se tornou hoje. Entre pausas e diferentes formatos, a jam session mais amada do Brasil chega agora a seus 26 anos com a mesma disposição para atuar na valorização, difusão e ampliação da cena instrumental da Bahia.
Com quase 800 mil espectadores acumulados, a JAM consolidou-se como uma referência em programação musical ao vivo e de qualidade, recebendo grandes nomes da música local, nacional e internacional. Através da banda Geleia Solar, o projeto promove um diálogo inovador entre a música instrumental autoral da Bahia e standards do jazz mundial, atraindo um público diversificado, engajado e em constante crescimento, mesmo depois de mais de duas décadas de atuação contínua na cena cultural de Salvador.
Com tantos motivos para comemorar, os festejos do aniversário da JAM no MAM se estendem até o fim do mês, com a reedição do Palco da Dança na jam session do dia 30 de agosto. A proposta é transformar a Praça Maestro Letieres Leite em um espaço dedicado à improvisação de corpo e movimento, em diálogo direto com a música ao vivo. Assim, a JAM no MAM se transformará mais uma vez em um território de experimentação criativa, sendo que dessa vez a música e a dança é que se encontram em tempo real, sem roteiro prévio, inspiradas apenas pelo impulso criativo de artistas da Bahia.
JAM no MAM de 09/08
Homenagem a Letieres Leite com entrega da placa “Praça Maestro Letieres Leite”. Participação da Orkestra Rumpilezz e da Geleia Solar
Data: 09/08
Local: Praça Maestro Letieres Leite, no MAM Bahia (Solar do Unhão - Av. Lafayete Coutinho s/n)
Horário: Das 18 às 21h / Acesso ao local a partir das 17h
Ingressos: Entrada franca, com ingressos distribuídos na plataforma Ingresse (a partir de 05/08, ao meio-dia).
Classificação indicativa: Livre (crianças até 2 anos de idade não paga ingresso)
Siga a JAM no Instagram: https://www.instagram.com/jamnomam/
Siga a JAM no YouTube: https://www.youtube.com/@JAMnoMAM