Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Jam session de asfalto em plena folia!

Como todo mundo já sabe, a JAM no MAM nunca funciona durante o sábado de carnaval. Isso porque, além do caos que toma conta da logística da cidade, muitos músicos da Banda Base gostam da folia e se comprometem com diversas atrações durante a festa. Uma delas, em particular, chama a atenção por trazer um pouco do caráter da própria JAM: trata-se do MicroTrio, o menor trio elétrico do Brasil, que desde 1996 sai às ruas durante o carnaval de Salvador tocando sem cordas e sem amarras estéticas.

Montado hoje em um Fiat Estrada adaptado, tem uma banda composta por Ivan Huol (bateria e vocal – e também da Banda Base da JAM), Sergio Albuquerque (guitarra baiana), Ivan Bastos (baixo – e também da Banda Base da JAM), Cinho Damatta (vocal e violão) e, novidade em 2013, Maninho (na guitarra).

O MicroTrio toca bem perto do folião, oferecendo um repertório composto por músicas de muitos carnavais. Quer outro motivo para se interessar por ele? O MicroTrio promove uma jam session de asfalto em pleno circuito Barra-Ondina, com a participação de diversos músicos! No ano passado, por exemplo, tocaram com o grupo Rowney Scott e Joatan Nascimento, só para citar mais alguns músicos conhecidos do jazz baiano!

O MicroTrio é um dos vencedores do edital do Carnaval Pipoca 2013 de Salvador, aberto pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), que o selecionou como uma das suas atrações. A verba conseguida garante toda a montagem do carro e uma saída do grupo. Mas ele quer sair durante três dias, como quase sempre fez: sexta (08/02/2013 – Barra/Ondina), domingo (10/02/2013 – Campo Grande/Sé) e terça (12/02/2013 – Barra/Ondina). Para que isso aconteça, lançou uma campanha no catarse.me, site de crowdfunding (financiamento coletivo), incentivando o próprio folião a escolher o carnaval que quer ter e virar um investidor do MicroTrio.

As pessoas podem contribuir com valores a partir de R$ 10,00 e, caso consiga o valor desejado, a equipe do MicroTrio colocará em prática todas as ideias que pensou para esse carnaval: uma saída de madrugada com o som rolando até o sol nascer, a participação de um quinteto de cordas tocando com a banda do MicroTrio sob a regência do maestro Carlos Prazeres (OSBA) e uma sessão de improvisação jazzística/carnavalesca no circuito Barra-Ondina, onde músicos de todas as áreas são convidados a participar de uma jam session de asfalto, no meio dos foliões.

A campanha do catarse.me vai somente até o dia 08 de fevereiro. Se você quiser saber mais sobre ela, é só clicar aqui. Para entrar no blog do MicroTrio, aqui!


Jam session carnavalesca do MicroTrio no ano passado. Participações especialíssimas! Foto Leo de Azevedo.

Ir ao início