O que rolou na JAM de 23/05
Foi uma surpresa: um som (muito) mais que legal abriu a JAM no MAM desse sábado. A Dibigode, de Belo Horizonte, considerada uma das principais bandas da nova geração da música instrumental brasileira, interpretou diversas músicas autorais e algumas releituras, como "Strombelete", "Mongra do Criolulo Doido" e "Você passa eu acho graça" (Ataulfo Alves). Um showzaço para quem estava presente!
Então a Banda Base entrou em cena com Joander Cruz, André Becker, Paulo Mutti, Bruno Aranha, Ivan Bastos, Ivan Huol e não deixaram a música parar, com "Witch Hunt" (Wayne Shorter), "Memories of Tomorrow" (Keith Jarrett) e "Blue Monk" (Thelonious Monk), entre muitas outras.
Choveu um pouquinho durante a noite, mas nada que diminuísse a energia da música. Afinal, nossos toldos estavam montados e nosso “palco paralelepípedo” ferveu com tantas participações especiais – entre elas a de Eduane Rudhá (percussão), Tobias Möller (bateria), Hernan Voisuk (bateria), Matias Traut (trombone), Fernando (trompete) e Wadson Calazans (guitarra).
Mas voltemos a falar da Banda Dibigode: Eles mostraram um pouco do seu segundo álbum, “Garnizé” (Natura Musical), um trabalho em uma homenagem a Ataufo Alves - com clássicos do samba que ganham roupagem rica
em elementos do rock e do pós-rock, numa nova interpretação que
aproxima as criações do compositor centenário aos dias de hoje. O disco já está disponível para download gratuito no site da banda.
Em releitura da obra de Ataulfo Alves, célebre sambista mineiro, a banda Dibigode lança seu segundo álbum, “Garnizé” (Natura Musical). No disco, a banda instrumental apresenta clássicos do samba como “Ai, que Saudades da Amélia”, com roupagem rica em elementos do rock e do pós-rock, numa nova interpretação que aproxima as criações do compositor centenário aos dias de hoje. O álbum “Garnizé” foi produzido por Zachary Hollander, em abril de 2014 no estúdio The Pearl em Mineápolis, Estados Unidos, com participações da cantora mineira Dona Jandira e do clarinetista americano Pat O’Keefe. O quinteto é formado por Gabriel Perpétuo (guitarra), Vicente França (guitarra), Guilherme Peluci (saxofone), Antônio Vinícius (baixo) e Tiago Eiras (bateria). A turnê de lançamento de “Garnizé” começou em Março/2015 vem registrando excelente receptividade junto ao público e imprensa especializada e já passou pelos EUA(4 shows em Minneapolis), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Ipatinga. Depois de Salvador(23/05), o grupo segue para São Paulo(28/05).
Banda Dibidode, de BH, em ação na JAM no MAM. Foto Lígia Rizério.