Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Músicas ocupam o palco da JAM no MAM neste sábado (11/09)

Nossa jam session ganhará um reforço feminino especial neste final de semana. Riane Mascarenhas (baixo), Alana Gabriela (percussão), Alana Rana (trompete) e Marília Sodré (violão) são as quatro músicas convidadas para tocar junto com a banda Geleia Solar, contribuindo não só para a qualidade musical da noite de sábado (11/09), mas também para fortalecer a representatividade feminina na temporada 2021 da JAM no MAM. Sem público presencial, a apresentação será transmitida ao vivo pelo canal da JAM no YouTube, das 18h às 21h.

Convidadas da JAM no MAM de 11/09/2021

A participação de mulheres na cena da música instrumental ainda está longe de ser ideal, mas algumas iniciativas buscam dar uma sacudida nesse quadro. Entre elas está o grupo de estudos recém formado por egressas do curso de música da Ufba, que se reúnem em Salvador para estudar música instrumental e improviso a partir do repertório da JAM no MAM. “A ideia surgiu porque a gente ainda sente falta de mulheres na cena instrumental, mas também sabemos que é um formato musical diferente, então merece uma dedicação específica”, comenta Lorena Martins, baterista da banda Geleia Solar que, assim como as quatro convidadas da JAM deste sábado, integra o grupo de estudos.

Lorena Martins na JAM no MAM - Foto Lígia Rizério

A produção da JAM no MAM vem desenvolvendo algumas ações concretas para instigar a participação de mulheres nas suas jam sessions. Em 2017, por exemplo, trouxe importantes musicistas como Debora Gurgel, Paula Valente, Léa Freire, Lis de Carvalho e Joana Queiroz para tocar com artistas locais. De lá pra cá, convocou com regularidade outras musicistas e grupos para subir no palco da JAM. O encontro desse sábado só reforça a intenção da Geleia Solar – e da JAM no MAM – de criar um diálogo musical cada vez mais aberto para a representatividade feminina na música instrumental baiana.

A JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realizada pela Huol Criações, a JAM conta também com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

JAM no MAM
Data: 11 de setembro, das 18h às 21h. Acesso livre pelo canal do YouTube da JAM no MAM:
Próximas datas da temporada 2021:
25 de setembro
09 e 30 de outubro
13 e 27 de novembro
11 de dezembro
Informações e produção: Huol Criações - Tel. 71. 3241-2983.

JAM no MAM Temporada 2021 - Foto Lígia Rizério

Ir ao início