Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

O melhor da JAM de 25/11

Ivan Bastos, Ivan Huol, Cacilda Povoas, Paula Valente, Lorena Martins e Aline Falcão formaram o “time de recepção” da JAM no MAM com as Mina do sábado passado (25/11), que começou mais cedo com um bate-papo sobre "A criação da Orquestra Feminina Jazzmin-s”. O grupo conversou com o público pouco antes da JAM começar, usando a história da primeira big band feminina de jazz profissional do país, e da qual Paula participa como bandleader, para abordar a representatividade da mulher na música brasileira.

Esse rico encontro faz parte do ciclo “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM”, uma parceria da JAM com a EMUS-UFBA, que terá mais uma edição nas próximas semanas também abordando um tema ligado a música e gênero. A ideia é amplificar ainda mais os benefícios da temporada maravilhosa dedicada às mulheres instrumentistas.

A música começou a rolar logo após o espetáculo dado pelo pôr do sol, e teve como destaque a saxofonista Paula Valente, que trouxe versões especiais de músicas como "Sonhos e fantasias" (Johnny Alf), "Um a zero" (Pixinguinha), "Montreux" (Hermeto Pascoal), "Se acaso você chegasse" (Lupicínio Rodrigues) e "Estamos aí" (Maurício Einhorn). A instrumentista convidada interagiu com a banda formada pelos músicos e musicistas Fernando Miranda (trompete), Lorena Martins (bateria), Ivan Bastos (baixo), Jessica Kaline (guitarra), Aline Falcão (teclado), André Becker (sax alto/flauta) e Ivan Huol (bateria/percussão). Um luxo!

A noite seguiu ao som de "Vitor" (Zeca Freitas), com Paulo Mutti na guitarra, seguida por "Footprints" (Wayne Shorter) e "Happy people" (Kenny Garret), com Guimo Migoya na bateria. Teve mais women power em "Stella by starlight" (Victor Young), com a coreana Mimi na bateria. Ainda rolou "Jean pierre" (Miles Davis), com Artur Carneiro no baixo, Raoni Maciel na guitarra e Wilton Batata nos timbales, e "Chega de Saudade" (Tom Jobim), com Ione Papas no vocal e toda a plateia cantando em coro. Foi lindo!

A última sessão de novembro marcou o final do patrocínio da Secretaria de Turismo à JAM no MAM com as Mina, que vem cumprindo o importantíssimo papel de mudar alguns paradigmas em relação à maneira como o talento feminino pode ocupar o espaço que é seu dentro da música baiana. Mas o sucesso tem sido tão grande que o projeto vai ganhar mais duas sessões, invadindo o mês de dezembro com mais música feita por mulheres talentosíssimas! À toda equipe da SETUR, nossa reverência por acreditar numa ideia tão potente para a cena artística local.

Paula Valente e a produtora Cacilda Povoas (à direita) ao lado das instrumentistas baianas que fizeram parte da JAM no MAM com as Mina do sábado passado. Fotos Lígia Rizério.

Ir ao início