Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Os detalhes da JAM de 09/09

“Beira do mar, lugar comum / Começo do caminhar / Pra beira de outro lugar / À beira do mar, todo mar é um / Começo do caminhar...” Foi exatamente com a canção "Lugar Comum" que a JAM no MAM deu o start em uma das jam sessions mais concorridas dos últimos tempos. Mas, não, ainda não dava para ouvir a letra da canção de João Donato e Gilberto Gil, que tinha tudo a ver com a JAM; o que escutamos foi a versão instrumental inspiradíssima interpretada pela banda Geleia Solar, que tocou também na abertura da noite (em homenagem ao canto e à Ella Fitzgerald) "Pro Zeca" (Vitor Assis Brasil) e "Deixar Você" (Gilberto Gil).

Sim, a JAM abriu espaço para quatro cantoras estudantes do curso de Música Popular da UFBA (alunas da professora e cantora Ana Paula Albuquerque), fazerem uma homenagem à Ella Fitzgerald e ao scat singing, linha de improvisação vocal que ela representa. E o público, de olhos e ouvidos atentos, estava lá para conferir tudo de perto.

Denise Ramalho foi uma das artistas que soltou a voz no sábado passado, durante a JAM no MAM. Foto Lígia Rizério.

Luíza Britto, Iara Canuto, Denise Ramalho e Ione Papas foram acompanhadas pela Geleia Solar e pelo pianista Samuel Cabral nas suas lindas interpretações de "Blue Skies" (Irving Berlin), "Take the A Train" (Billy Strayhorn / Joya Sherrill), "Perdido" (Juan Tizol/ Ervin Drake/Hans Lengsfelder) e "How High the Moon" (Morgan Lewis e Nancy Hamilton), canções que foram imortalizadas pela cantora estadunidense.

Cantoras "invadem" o palco da JAM e mostram como se participa de uma jam session usando a voz como instrumento. Foto Lígia Rizério.

Mas a sessão de lindas vozes não parou por aí: As quatro cantoras se juntaram a Ana Paula Albuquerque na interpretação de "Cordeiro de Nana" (Mateus Aleluia/Dadinho) e "Bebe" (Hermeto Pascoal), duas músicas que a Banda Geleia Solar adora tocar em nossas jam sessions! Nessa noite, elas ganharam também canjas dos percussionistas Eduane Rudhá e Leonardo Reis, e da baterista Lorena Martins. O repertório da noite terminou com "Happy People" (Kenny Garret) e "The Shadow Of Your Smile" (Johnny Mandel). Perdeu tudo isso? Então agende aí sua vinda à JAM do próximo sábado, que também vai ser demais!

Público lotou a JAM no MAM dedicada ao canto. Nessa temporada, o projeto tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia, e apoio institucional do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Museu de Arte Moderna da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foto Lígia Rizério.

Ir ao início