Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

JAM no MAM participa no dia 31.05


Em 1968 Salvador realizou a segunda edição da Bienal Nacional de Artes Plásticas, conhecida como Bienal da Bahia. Por conta de dez obras consideradas subversivas, e devidamente confiscadas pelo regime militar, a Bienal de 68 não durou de fato mais do que dois dias. A 3ª Bienal da Bahia, que acontece de 29 de maio a 7 de setembro de 2014, vem fechar um hiato de 46 anos. Com uma concepção que busca se afastar dos modelos institucionalizados pelo circuito internacional de bienais, o projeto curatorial para a 3ª Bienal da Bahia assume-se como continuidade das edições ocorridas em 1966 e 1968, mas não é um salão; é um processo contínuo. A temática geral da 3ª Bienal é proposta através de uma indagação: ‘É tudo Nordeste?’.

A JAM no MAM participa da 3ª Bienal da Bahia dentro da programação do Circuito Cultural 2 de Julho. Confira tudo neste link!

Na prática, o projeto curatorial da 3ª Bienal da Bahia propõe-se atravessar o Nordeste, em suas diversas representações e realidades, com os vetores conceituais da arte contemporânea, promovendo e facilitando a experiência artística em tempo real – e quebrando a parede da mera exposição de obras de artes. A arte sairá do salão, da galeria, e invadirá os espaços públicos como instalação “parasitária”, interferência, performance ou happening. Privilegia-se a interação entre público e artistas, entre artistas e artesãos, e entre todos aqueles que têm alguma espécie de conhecimento a ser partilhado. O tempo será o ritmo da percepção, e o espaço não será poupado: cidade e sertão serão ocupados, explorados, desbravados em expedições artísticas.

A 3ª Bienal é uma iniciativa do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e convênio entre Fundação Hansen Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O MAM Bahia é responsável pela concepção e coordenação. Mais informações no site www.bienaldabahia.com.br. Publicações da Bienal estão na plataforma www.issuu.com/bienaldabahia. Acesse e ‘curta’ a fanpage do Facebook: ‘Bienal da Bahia’.

“A gente ainda não sabe o que vai ser o retorno da Bienal, com suas várias necessidades, mas pode entender que ela deveria ser um parlamento. Ela pode se transformar num foco de resistência, numa ação de guerrilha ou em qualquer tipo de atividade que consiga apresentar para as pessoas outros modos de lidar com a realidade e as relações sociais”. Marcelo Rezende, curador-chefe e diretor geral da 3.a Bienal da Bahia.

Abertura da 3a Bienal da Bahia
Ato 1:
Onde: MAM, Solar do Unhão, Avenida Contorno s/nº, Salvador
Quando: 29 de maio, às 18h
Ato 2:
Onde: Passeio Público, av. 7 de Setembro s/n, Salvador
Quando: 29 de maio, a partir das 20h

Ocupação artística da Fazenda Fonte Nova
Onde: Fazenda Fonte Nova, no sopé da serra de São José das Itapororocas, distrito de Maria Quitéria, a 25km de Feira de Santana (BR 116, sentido Norte).
Quando: 30 de maio, das 14h às 18h

Abertura da Mostra A Reencenação
Onde: Mosteiro de São Bento, Largo São Bento 1, Centro, Salvador
Quando: 31 de maio, 19h

Bienal Foge da Escola
Onde: Reitoria da UFBA, Rua Padre Feijó, s/nº, Canela
Quando: 02 de junho, das 18h às 20h

Abertura da Esteio Galeria de Arte
Onde: Escola de Belas Artes da UFBA - Rua Araújo Pinho, 212, Canela
Quando: 02 de Junho, a partir das 20h

Cozinha Relacional na Casa de Batatinha
Onde: rua Gabriel Soares, 68 (Ladeira dos Aflitos)
Quando: 02 de junho, a partir das 22h

3ª Bienal da Bahia

Quando: de 29 de maio a 7 de setembro de 2014
Onde: em diversos espaços expositivos de Salvador e cidades do interior do estado

Ir ao início