Saxofonista toca na JAM desse sábado (25/11)
O sax será o destaque na JAM no MAM com as Mina do próximo sábado, dia 25 de novembro, quando a saxofonista Paula Valente integrará a banda Geleia Solar durante a jam session que mais uma vez convida mulheres instrumentistas para incentivar a participação feminina e abrir uma reflexão sobre a representatividade de gênero na cena musical local. Com um repertório essencialmente brasileiro que inclui composições de Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Lupicínio Rodrigues e Edu Lobo, ela vai interagir a partir das 18h dentro do espírito do projeto, que valoriza a troca musical tendo como base a improvisação jazzística.
Às 17h, porém, Paula Valente participará de mais uma edição do ciclo do “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM”, que promove um bate-papo aberto sobre o universo musical, reunindo músicos e público da JAM. Dessa vez, o tema será "A criação da Orquestra Feminina Jazzmin-s”, a primeira big band feminina de jazz profissional do país. Saiba mais entrando nesse link.
Com mestrado e doutorado pela ECA/USP (Universidade de São Paulo), Paula Valente é uma multi-instrumentista com experiência em várias linguagens musicais e tem se destacado por sua capacidade de construir uma ponte entre o popular e o erudito. Ela é saxofonista e flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1990, onde tocou com importantes nomes da música brasileira e internacional – entre eles Tom Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Egberto Gismonti, John Pizzarelli e Stanley Jordan. Em 2016, participou juntamente com a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) no importante festival PROMS, tocando música brasileira no Teatro Albert Hall em Londres. Em 2017 criou a Jazzmin´s Bigband, formada por 17 mulheres, que fez sua estreia no Festival Jazz na Fábrica, no SESC Pompeia (SP).
Em paralelo à carreira de instrumentista, Paula Valente possui grande experiência na área didática: é professora de saxofone na Escola de música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) desde sua fundação, em 1990. Foi professora de saxofone da Escola Municipal de Música, do Conservatório do Brooklin e do CEU (Prefeitura de São Paulo), onde também regeu uma bigband. Ministrou cursos e workshops em diversos festivais, e atuou como professora e regente da Orquestra Juvenil da escola do Auditório Ibirapuera – Obinha, de 2013 a 2017.
Paula está preparando para o início de sua performace musical na JAM no MAM com as Mina versões especiais para músicas como Se acaso você chegasse (Lupicínio Rodrigues), Estamos aí (Maurício Einhorn), Sonhos e fantasias (Johnny Alf), Ladeira da preguiça (Gilberto Gil) e Kathy (Moacir Santos), entre outras. Além de interagir com os músicos da Geleia Solar, estará no palco trocando com outras participantes, estudantes ou profissionais de música que, sem ensaio prévio, queiram tocar a partir das provocações musicais sempre inesperadas da JAM no MAM.
A temporada da JAM no MAM com as Mina tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
JAM no MAM com as Mina
Programação com participação especial de:
25/11 – Paula Valente (sax) com a banda Geleia Solar
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Vendas na bilheteria do local, aos sábados, a partir das 17h.
Realização: Huol Criações - Tel.: 71. 3241-2983
Facebook / Twitter / Instagram / Youtube