Por que a JAM deu uma parada?
A pausa compulsória deste final de outono/começo de inverno está sendo maior do que esperada e pegou toda a equipe (produtores, músicos e técnicos) da JAM no MAM de surpresa. Certamente, causou decepção também ao público que semanalmente vai à área externa do Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão, para ouvir a produção musical única que é criada a cada encontro de artistas das mais variadas origens e formações.
Nossa jam session está parada desde o dia 11 de junho para a renovação do patrocínio, sem o qual torna-se impossível viabilizar a infraestrutura atual do projeto. A Huol Criações, produtora da JAM no MAM, lembra que desde o início da JAM um dos maiores desafios sempre foi o de captar patrocínio para um projeto semanal e ininterrupto. Os editais normalmente preveem temporadas que, no máximo, duram alguns meses, nunca chegando a um ano. Nesse sentido, sempre foi uma questão importante buscar diversos apoios capazes de manter os encontros musicais sem interrupção. Nem sempre foi possível.
Esse tipo de pausa – como está acontecendo agora – acontece, portanto, à revelia do desejo da realização de um projeto contínuo, sem paradas. Mas é importante saber que a produção da Huol Criações está empenhada em encurtar ao máximo a duração dessas “férias”, iniciando a JAM no MAM o mais rápido possível. Os contatos atuais com o patrocinador apontam para a volta no dia 16 de julho de 2016, embora essa data só possa realmente ser confirmada na segunda semana do mês de julho. Nesse momento, a única confirmação existente é que não haverá JAM no MAM nas próximas semanas, nos dias 25/06, 02/07 e 09/07.
Até lá, usaremos nossos canais de comunicação (Facebook / Youtube / Twitter / Instagram) para tirar dúvidas do público e divulgar as novidades referentes à nossa agenda. Esperamos espalhar boas novas em breve!
Banda JAM no MAM. Foto Ligia Rizério.