O melhor da JAM de 28/01
Foi o nosso último sábado de janeiro e o último dia de transmissão online, mas as despedidas rolaram em alto astral, sem choro nem vela, e com muitas surpresinhas especiais. Pra começar, a JAM no MAM recebeu a banda Les Fanfoireux, da Bélgica, que fez um super show de abertura. Eles trouxeram uma musicalidade bem original, com muitos instrumentos e uma animação que conquistou de cara o público – e os músicos da banda Geleia Solar! O resultado é que os belgas tocaram mais do que o esperando, permanecendo em cena por quase toda a primeira hora da noite.
Les Funfoireux deram um verdadeiro show na JAM no MAM! Foto Lígia Rizério.
Depois do clima contagiante do som de abertura, a Banda Geleia Solar assumiu seu posto, formada nesta noite pelos músicos Bira Marques (teclado), Wadson Calasans (guitarra), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Joatan Nascimento (trompete), André Becker (sax) e Gabi Guedes (percussão). Eles tocaram uma dobradinha de João Donato, "Bananeira" e "Café com pão", com participação de Pedro Degaud (trombone), seguida de "Jean Pierre" (Miles Davis), com Patriarca na bateria e Jeã de Assis nos timbales. Na música "Triste" (Tom Jobim), foi a vez de Daniel da Cruz soltar a voz, com Fernando Miranda no trompete. Em "All Of Me" (Seymour Simons/Gerald Marks), a Banda recebeu a cantora e atriz Renata Celidônio, com canja de Artur Carneiro no baixo. A noite terminou ao som de "Caravan" (Duke Ellington), com participação do percussionista Téo Oliveira.
Joatan Nascimento, Pedro Degaut e André Becker nos sopros. Foto Lígia Rizério.
Para quem não viu, fica aqui o link de nossa última transmissão online dessa temporada de verão, que continua firme e forte até o dia 18 de fevereiro (quando faz uma pausa para o carnaval), mas sem a chance de se acompanhar pela internet as performances ao vivo de música instrumental com a banda Geleia Solar. Apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, as jam sessions da JAM no MAM em 2017 têm o patrocínio da CCR Metrô Bahia.
A equipe técnica das transmissões online é coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas, com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA. A JAM no MAM tem ainda apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, IPAC e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A primeira série de transmissões online aconteceu em 2015, com oito jam sessions distribuídas ao vivo através dos canais das redes sociais do projeto. Em 2016, mais uma vez as performances musicais foram transmitidas, iniciativa que voltou agora com o novo patrocínio da CCR Metrô Bahia. Essas três ações, junto à produção dos recentes DVDs e CDs da JAM no MAM, vem gerando importantes produtos culturais que registram e valorizam a história da música instrumental baiana.
Então, nessa breve despedida (queremos muito voltar com as transmissões em breve), deixamos aqui nossos agradecimentos especiais à equipe: Sofia Federicoe Marcos Povoas (direção), Cacilda Povoas (produção executiva), Renata Mota (cenografia), Vicente Queiroz (arte), Marcos Sampaio (mixagem de som), Robério Lima (produção de set), Felipe Brito, Gabriel Teixeira e Paulo Alcântara (câmeras), Lucas Cerqueira (edição de VC), Cristiana Fernandes e Marcos Povoas (geração de caracteres),Marcus Federico (monitoramento de sinal, mixagem para internet), Priscila Povoas (assistente de produção), Ziel Fock, Lucas Rosário e José Augusto (montagem de Palco), Francisco Bispo e Romualdo Galvão (cenário)!
SERVIÇO:
JAM NO MAM
Data: Aos sábados de 2017.
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Vendas na bilheteria do local, aos sábados, a partir das 17h.
Realização: Huol Criações - Tel.: 71. 3241-2983
Facebook / Twitter / Instagram / Youtube
Público atento para as performances musicais da JAM no MAM. Foto Lígia Rizério.