Saxofonista Joandèr Cruz abre noite musical da JAM no MAM
A próxima edição da JAM no MAM acontece no dia 28 de fevereiro e vai contar com a participação de um dos grandes saxofonistas brasileiros, o baiano Joandèr Cruz. Sem tocar em Salvador há cinco anos, o artista abre a noite com composições originais e clássicos de compositores baianos, trazendo para o pôr do sol da Praça Maestro Letieres Leite, no Solar do Unhão, interpretações concebidas especialmente para explorar a expressividade e a amplitude tímbrica do saxofone.
Os ingressos da JAM de 28/02 começarão a ser vendidos na plataforma Ingresse a partir do próximo sábado, dia 21/02, às 9h. Colocaremos aqui o link de acesso à página de vendas.

Radicado em Viena, na Áustria, Joandèr Cruz construiu nos últimos anos uma carreira consolidada na Europa, transitando entre clubes e circuitos dedicados ao jazz contemporâneo. Agora, retorna à cidade onde iniciou sua formação musical para abrir a noite da JAM acompanhado por Victor Brasil (bateria), Fagner Wesley (piano) e Nino Bezerra (baixo), formação que promete uma performance centrada na improvisação e na criação coletiva — elementos que definem tanto sua trajetória quanto a essência da JAM.

Joandèr Cruz integrou por muitos anos a banda base da JAM no MAM, experiência que marcou sua formação artística. Graduado em saxofone clássico e Música Popular Brasileira pela Universidade Federal da Bahia, e mestre em Performance de Jazz pela Universidade de Música e Artes Cênicas de Mannheim, na Alemanha, o músico desenvolveu uma linguagem que dialoga com referências como Paul Desmond, Sivuca, Chico Buarque e Charlie Parker, transitando entre a tradição do jazz e a inventividade da música brasileira.
“A JAM representa um ponto de apoio muito importante na cena de jazz e música instrumental nacional. Já fui público, músico da banda base e agora visitante. A JAM sempre lá!”, afirma o saxofonista, destacando o papel estruturante do projeto para diferentes gerações de artistas.
Após a primeira hora, a Geleia Solar, banda base da JAM, assume o palco para conduzir a tradicional jam session. O grupo constrói uma base sonora aberta e flexível a partir de uma formação rotativa e músicos de diferentes percursos na cena instrumental nacional, abrindo espaço para que instrumentistas visitantes subam ao palco e participem do encontro. No repertório, versões originais de standards do jazz e releituras da MPB reafirmam o diálogo permanente entre tradição e contemporaneidade.
A Temporada JAM e Petrobras 2026 tem patrocínio da Petrobras e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. A JAM no MAM é uma produção da Huol Criações, com direção artística do músico Ivan Huol, e conta também com apoio institucional do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).
JAM no MAM
Data: 28/02, das 18h às 21h / Acesso ao local a partir das 17h
Local: Praça Maestro Letieres Leite, no MAM Bahia (Solar do Unhão - Av. Lafayete Coutinho s/n)
Ingresso: Entre R$ 5,00 e R$ 40,00, à venda na plataforma Ingresse a partir do dia 21/02, às 9h
Classificação indicativa: Livre (crianças até 2 anos de idade não paga ingresso)
Siga a JAM no Instagram: https://www.instagram.com/jamnomam/
Veja os vídeos da JAM no YouTube: https://www.youtube.com/@JAMnoMAM