Ir para o conteúdo principal
Arte da JAM no MAM Arte da JAM no MAM

Talento do maestro foi reverenciado na JAM de 30/10

Não tinha como ser diferente; a JAM do último dia 30 de outubro se transformou numa emocionante (e emocionada) homenagem ao maestro Letieres Leite, que seria, inclusive, um dos participantes do encontro daquela noite. Seu falecimento precoce no último dia 27/10 pegou todes de surpresa e o grupo de artistas reunido na jam session do sábado passado acabou  prestando uma bela homenagem ao músico tão querido e parceiro do projeto.

Um homem com camisa estampada e usando máscara preta no nariz e boca toca piano elétrico vermelho. AO fundo, outros músicos da banda.

A homenagem veio tanto através do repertório (foram interpretadas duas composições suas: Patinete Rami Rami e Mestre Moa do Katendê), quanto através de depoimentos de Ivan Huol, diretor artístico da JAM, e do próprio público, que lembrou, através do chat no YouTube, a grande contribuição do maestro para a cena musical brasileira.

Talvez inspirado pela força da lembrança do talento de Letieres, o time de músicos e músicas da JAM promoveu uma noite de solos inspirados, a partir de uma formação inédita da banda Geleia Solar. O repertório trouxe “Spain”, de Chick Corea, “Cravo e Canela”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Donatiando”, de Ivan Huol e “Plano de Vôo”, de Ivan Bastos. Trouxe também “Todo Sentimento”, “Beco das Garrafas / Teminha” e  “Espiritual”, de Tarcísio Santos, compositor e guitarrista que tocou nesta noite e deu um lindo depoimento de como, durante sua formação, teve a JAM como uma referência e como sempre desejou estar naquele palco. Desejo realizado!

Home com camisa listrada usando máscará preta no nariz e boca toca guitarra

Estiveram em nosso palco nessa noite Alana Gabriela (percussão), Alexandre Vieira (baixo), Aline Falcão (teclado), André Luba (baixo elétrico), Ângela Velloso (vocal), Danilo "Bico de Ouro" (trompete), Ivan Huol (bateria), Ivan Sacerdote (clarinete), Jordi Amorim (guitarra), Lorena Martins (bateria), Luã Almeida (piano elétrico), Lucas Decliê (sax alto), Tarcísio Santos (guitarra) e Tiago Nunes (percussão).

Quem não conseguiu acompanhar ao vivo nossa transmissão, recomendamos fortemente dar o play agora no vídeo que ficou gravado em nosso canal do YouTube. É só clicar aqui! Nossa próxima JAM será no dia 13 de novembro. Até dezembro serão mais 3 encontros musicais da banda Geleia Solar.



A temporada 2021 da JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A JAM é realizada pela Huol Criações, com direção artística de Ivan Huol e coordenação de produção de Cacilda Povoas. Apoio: Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e Prodeb.

Fotos de Lígia Rizério!

Ir ao início